Saiba alguns mitos e verdades sobre a crença popular de que o frio pode causar mais gripes e resfriados.
As temperaturas baixas chegaram com tudo o inverno batendo na porta, é comum ouvir frases como “fecha essa janela senão você pega um resfriado” ou “peguei friagem e adoeci”. Mas será que o frio realmente causa resfriados? A resposta exige um olhar mais atento sobre o que é mito e o que é verdade quando se trata de saúde em épocas de clima frio.
Frio causa resfriado?
A resposta mais direta é não, o frio em si não causa resfriado ou transmite doença. Os resfriados são provocados por vírus, principalmente os rinovírus. Ou seja, você não “pega” resfriado apenas por estar exposto ao frio. No entanto, o clima mais frio acaba favorecendo a transmissão desses vírus por alguns motivos: ambientes mais fechados e com pouca ventilação, maior aglomeração de pessoas e o ar seco, que resseca as vias respiratórias e facilita infecções.
Tomar friagem enfraquece o sistema imunológico?
Embora não exista um impacto direto do frio sobre o sistema imunológico, a exposição prolongada ao frio pode gerar algo chamado estresse térmico no corpo, o que ocasiona em uma redução temporária nas defesas do sistema imunológico. Além disso, passar por mudanças bruscas de temperatura podem irritar as vias respiratórias e aumentar o risco de infecções oportunistas.
Andar descalço no chão frio faz pegar gripe?
Isso se trata de um mito! Andar descalço em superfícies geladas não causa gripe ou resfriado. Como já mencionado, apenas vírus podem causar essas doenças e embora ter os pés gelados possa levar à sensação de mal-estar ou piorar sintomas em quem já está com a imunidade baixa, não ocasiona em um adoecimento por si só.
A vacina é a forma mais eficaz para se proteger da gripe no inverno
A gripe, ou influenza, é mais frequente no outono e inverno, e a vacinação anual é uma das formas mais eficazes de prevenção. Ela não protege contra todos os vírus respiratórios, mas reduz significativamente o risco de que caso haja contágio, um indivíduo venha a desenvolver complicações graves.
O frio não é o vilão direto das doenças respiratórias, mas favorece o ambiente ideal para que vírus se espalhem. Por isso, procure manter os ambientes ventilados, o corpo hidratado, cuide da higiene nasal e mantenha a sua vacinação em dia para passar pelos dias frios sem abrir mão da saúde.