Falta menos de um mês para o início do inverno, então confira as previsões e esteja preparado para a estação mais fria do ano!
O período de transição entre estações está chegando ao fim, e após um outono de temperaturas acima da média a época mais fria do ano se aproxima. O inverno é caracterizado por dias mais frios e noites mais longas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o solstício de inverno em 2025 acontece às 23h42 do dia 20 de junho. Mas será que a época será como nos outros anos ou, tal qual o outono, terá características fora do padrão?
O que esperar do inverno de 2025?
De acordo com o Estadão, o inverno de 2025 também deve ter temperaturas acima da média, em especial entre o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste. O jornal aponta que isso não significa que todos os dias serão quentes, apenas apresentarão temperaturas mais altas que o usual.
Já o Globo Rural ressaltou que a confirmação do fim do La Niña, fenômeno marcado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, pode indicar que o inverno de 2025 será mais rigoroso do que o do ano passado.
Confira as previsões para cada região:
- Sul: Segundo o Globo Rural, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar as menores temperaturas. Há a possibilidade dos estados marcarem 0ºC ou ainda menos, além de geadas frequentes, chuva congelada e neve.
- Sudeste: A região sudeste é influenciada pela proximidade com o sul, o que provoca noites frias e tardes mais amena. As temperaturas devem ser ainda mais baixas nas cidades localizadas na área serrana e no interior de São Paulo e de Minas Gerais.
- Centro-Oeste: A previsão para a região Centro-Oeste é de dias quentes e noites frias, principalmente no Mato Grosso do Sul.
- Norte e Nordeste: As regiões não devem apresentar variações térmicas, e continuarão com temperaturas elevadas.
Vale ressaltar neste momento que é essencial acompanhar a previsão do tempo específica do lugar onde você mora e os alertas do Inmet. Os avisos do instituto indicam condições climáticas que podem ser perigosas, e precisam de cuidados especiais, como ondas de frio extremo.