Os alertas do Inmet orientam a população a agir corretamente durante certos fenômenos meteorológicos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (13) um alerta amarelo, avisando sobre o perigo potencial de chuvas intensas em alguns locais do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Vale lembrar que o Inmet é o órgão federal responsável por monitorar as condições climáticas do país e publica avisos meteorológicos em seu site.
O trabalho instituto tem suma importância na instrução de como agir em cada situação, evitando que a população tenha consequências graves, potencialmente fatais, durante tempestades, ondas de calor e outros fenômenos.
Você também pode se interessar:
O que significa da alerta do Inmet
A cor que demanda atenção mas que representa menor risco para o Inmet é o amarelo, que indica perigo potencial. O aviso vigente está associado a chuvas intensas, e configura baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Sendo um nível intermediário de perigo, o alerta laranja recomenda as pessoas informem-se sobre as condições climáticas de onde moram e sigam as orientações das autoridades, de forma a reduzir os riscos à saúde.
Por fim, o alerta vermelho simboliza o maior nível de perigo. Ele é decorrente de fenômenos meteorológicos de grande intensidade, com alta probabilidade de acidentes e danos, além de representar risco à integridade e vida humana.
O aviso do tipo vermelho normalmente é emitido quando estão previstos grandes chuvas, ciclones extratropicais ou ondas de calor. Nesse sentido, é indispensável que as pessoas acompanhem as notícias e estejam preparadas para adotar medidas de emergência.
Cada situação tem suas exigências, então as recomendações variam se a ocorrência for um temporal ou temperaturas muito elevadas. Por esse motivo, esteja atento aos avisos do Inmet e da Defesa Civil da sua região!