É importante ter atenção se as medidas preventivas que você adota realmente são as mais eficazes.
O inverno está chegando, e essa época do ano marcada por temperaturas mais frias é um momento em que os casos de gripes e resfriados sofre um aumento notável. Não é exatamente o frio que causa a transmissão de infecções, mas sim uma série de condições propícias a contaminação.
Logo, esse é também o momento ideal para reforçar os cuidados preventivos. Informar-se sobre a campanha de vacinação contra gripe, criar hábitos de saúde que aumentam a imunidade e dar a devida atenção à higiene são algumas das recomendações mais comuns.
No entanto, será que tossir e espirrar no cotovelo realmente é uma das práticas mais eficientes para evitar o contágio de outras pessoas?
Tossir ou espirrar no cotovelo evita a transmissão de infecções respiratórias?
Tossir e espirrar no cotovelo foi uma media amplamente divulgada durante a pandemia de covid-19, mas a recomendação já era feita antes do surto global do vírus. Por exemplo, a diretora do Etiquette Institute de Washington, Crystal L Bailey, deu esse conselho à BBC News em 2019, bem antes da epidemia de escala mundial.
"A ideia é evitar as pessoas o máximo possível quando você precisar espirrar ou tossir. Houve um tempo em que usaríamos lenços, mas se tiver um lenço de papel disponível ou se você conseguir espirrar no cotovelo... se certifique de fazer isso. Vire sua boca e rosto na direção oposta de qualquer outra pessoa."
Ela ressaltou a importância de não tossir ou espirrar na mão, pois os germes podem se espalhar ao tocar os objetos ou outras pessoas. Contudo, Tenagne Haile-Mariam, professora assistente de medicina de emergência na Universidade George Washington, explicou à BBC que a medida mais eficaz para evitar o contágio é conter os fluidos em algo que pode ser jogado fora.
Nesse sentido, um estudo publicado no Journal of Public Health em 2020 apontou que usar o braço, o cotovelo ou a manga como barreira pode não ser suficiente para reduzir o risco potencial de infecções respiratórias.
O estudo foi conduzido em 2020, durante a pandemia de covid-19, e constatou que não existem evidências da eficácia de tal ação. Portanto, seriam necessários mais estudos acerca da questão de usar o cotovelo como barreira. Enquanto isso, o ideal é sempre ter um lenço de papel à disposição e evitar que mais pessoas sejam contaminadas.
É importante ressaltar também que você não deve segurar um espirro, pois isso têm sérias complicações! Preste atenção ao seu redor, use um lenço e lembre-se de descartá-lo logo em seguida.