Saiba alguns dos processos que o seu corpo se encarrega sozinho para manter você bem e seguro durante o dia a dia.
Você sabia que o corpo funciona de forma meticulosa o tempo todo para manter você bem? Sem que a gente precise pensar ou fazer esforço, nosso corpo trabalha o tempo todo para manter nos proteger de ameaças internas e externas. Esses processos são automáticos, silenciosos e muitas vezes invisíveis, mas garantem nossa sobrevivência.
5 coisas que seu corpo faz sozinho para te salvar
1. Espirro
Um espirro pode parece algo banal e corriqueiro, porém, ele é um reflexo de defesa poderoso. Quando partículas irritantes, como poeira, vírus ou bactérias, entram pelas vias nasais, o corpo reage com um jato de ar violento que pode ultrapassar 150 km/h. Esse “ataque” automático ajuda a expulsar agentes nocivos antes que eles entrem mais fundo no sistema respiratório.
2. Coagulação do sangue
Cortou o dedo? Sem que você pense nisso, o seu corpo inicia um processo complexo de ‘coagulação’ para estancar o sangramento. Plaquetas são ativadas e proteínas formam uma espécie de “tampa” no ferimento, criando uma barreira que impede a perda de sangue e evita a entrada de micro-organismos na abertura.
3. Arrepios
Sabe quando bate aquele vento gelado e você se arrepia? Isso não acontece atoa e na verdade, se trata de um mecanismo de defesa herdado dos nossos ancestrais, que tinham mais pelos no corpo. A contração dos músculos ao redor dos folículos pilosos fazia os pelos se eriçarem, criando uma camada de isolamento térmico.
4. Tosse
Muito além de um sinal de gripe, a tosse é um mecanismo essencial de auto limpeza do corpo! Ela serve para expulsar qualquer coisa que esteja obstruindo ou irritando as vias aéreas, como muco, fumaça, comida “atravessada” ou microrganismos e em muitos casos, tossir é a forma mais rápida de evitar que algo perigoso chegue aos pulmões.
5. Bocejo
Apesar de associado ao sono ou tédio, o bocejo pode ser um mecanismo de resfriamento cerebral. Estudos sugerem que, ao bocejar, aumentamos o fluxo de ar e de sangue na cabeça, o que ajuda a regular a temperatura do cérebro e manter sua performance. É o corpo tentando manter o sistema nervoso funcionando de maneira eficiente mesmo diante de cansaço ou monotonia.