Entenda se é normal perder cabelo após bariátrica, tal qual está acontecendo com a influenciadora Thaís Carla.
A dançarina e influenciadora Thaís Carla chamou atenção na internet recentemente ao compartilhar nas redes sociais que está enfrentando queda de cabelo após ter passado por uma cirurgia bariátrica como parte do seu tratamento contra a obesidade. A situação polemizou e despertou dúvidas entre seguidores da influencer, afinal, a perda de cabelo no pós-operatório é comum nesse tipo de procedimento? Vamos te ajudar a entender.
É normal ter queda de cabelo pós bariátrica?
Segundo publicação do Instituto Sallet de Medicina, sim, é normal. A queda capilar é uma das queixas frequentes de pacientes bariátricos, especialmente nos primeiros meses após a cirurgia.
Porque isso acontece?
Por envolver uma intervenção invasiva no corpo, o procedimento exige cuidados detalhados antes e depois da operação e é essencial seguir as orientações da equipe médica para reduzir possíveis complicações, como a queda significativa dos cabelos.
Essa perda de fios afeta entre 30% e 50% dos pacientes de bariátrica e possui diversas causas possíveis, incluindo fatores hormonais, infecções, uso de medicamentos, traumas, doenças no couro cabeludo e carência de nutrientes. No contexto da bariátrica, a principal razão está na deficiência nutricional.
A queda ocorre frequentemente como resultado do eflúvio telógeno, um tipo de queda acentuada de cabelo que pode aparecer também em outros contextos, como após o parto, infecções graves ou momentos de grande estresse.
Por causa das dietas bastante restritivas após a cirurgia, o organismo pode deixar de receber os nutrientes necessários para seu bom funcionamento. O cabelo, por ser sensível a essas carências, costuma ser um dos primeiros a reagir negativamente. Portanto, mesmo sendo uma cirurgia eficaz e segura, a bariátrica pode gerar novas demandas de saúde, exigindo cuidados específicos de diagnóstico, prevenção e tratamento.
É possível prevenir?
Embora não seja possível evitar completamente, a queda pode ser minimizada através do suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros. Ter o acompanhamento adequado é essencial para garantir os resultados esperados da cirurgia e prevenir complicações, inclusive a queda de cabelo.