Conheça alguns dos hábitos comuns que você pode fazer no dia a dia e podem estar prejudicando a sua saúde e bem-estar.
Você toma bastante água, se alimenta razoavelmente bem e tenta dormir cedo, mas ainda assim sente cansaço, dores ou queda na produtividade? A resposta para o motivo disso estar acontecendo pode estar em hábitos cotidianos aparentemente simples e inofensivos, mas que aos poucos podem comprometer o bem-estar físico e mental.
5 hábitos que prejudicam a saúde sem você perceber
1. Ter rotina irregular de sono
O sono é um pilar fundamental da saúde. Dormir menos de 6 horas por noite de forma contínua pode elevar os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, depressão e obesidade. O sistema imunológico também enfraquece, tornando o corpo mais vulnerável a infecções. Por outro lado, dormir em excesso, como por mais de 9 horas por noite com frequência, pode estar associado a distúrbios como apneia do sono, depressão e até maior risco de mortalidade.
2. Passar o dia sentado
Ficar longos períodos sentado, seja no trabalho, assistindo TV ou dirigindo, desacelera o metabolismo, afeta a circulação sanguínea e contribui para dores musculares e posturais. Mesmo quem se exercita por uma hora ao dia não está totalmente protegido dos efeitos nocivos do "sedentarismo oculto".
3. Usar o celular antes de dormir
A luz azul emitida por celulares, tablets e computadores interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono, causando dificuldade para adormecer, sono fragmentado e menor qualidade de descanso, o que pode afetar o humor, a memória e a produtividade no dia seguinte. Além disso, o conteúdo consumido nas redes sociais ou em notícias pode gerar ansiedade e agitação mental antes de dormir, dificultando ainda mais o adormecimento e empobrecendo a qualidade do descanso.
4. Beber pouca água
A hidratação inadequada pode causar dores de cabeça, cansaço, tontura, prisão de ventre e dificuldade de concentração. A longo prazo, pode sobrecarregar os rins, afetar a pele e prejudicar o funcionamento de todo o organismo.
5. Beliscar alimentos fora de hora
Petiscar, ou ‘beliscar’ frequentemente, especialmente alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos e doces, pode causar picos de açúcar no sangue, aumento de peso e alterações no metabolismo. Além disso, o hábito atrapalha a percepção de fome e saciedade, dificultando uma alimentação equilibrada.