A semente da araucária tem boas quantidades de nutrientes positivos para a saúde.
O pinhão é um alimento muito popular durante o inverno brasileiro. Além de saborosa, essa semente da árvore Araucária é rica em proteínas, mineirais e outros nutrientes que a tornam uma excelente adição à sua dieta.
Seja cozida, adicionada em saladas ou em outras refeições, o pinhão atua na manutenção da saúde do coração, do sangue e da imunidade, no geral.
Por que o pinhão faz bem para a saúde?
Segundo o site TuaSaúde, o pinhão é uma boa fonte de fitoesterois, fibras, ácidos graxos essenciais e antioxidantes. A semente conta também com uma boa quantidade de proteínas e minerais, como potássio, magnésio e fósforo.
O nutricionista Lucas Alves Deienno explicou ao Estadão que o pinhão também proporciona carboidratos menos refinados e com maior teor de fibras.
7 benefícios do pinhão
O pinhão pode ser cozido ou assado, consumido inteiro ou triturado. Você pode comê-lo sozinho ou adicionado em iogurtes, saladas, farofas, saladas de fruta ou também como acompanhamento de massas ou carnes, por exemplo.
Existem várias formas de preparar o pinhão, só tenha atenção às quantidades, pois é um alimento altamente calórico que pode favorecer o ganho de peso quando o consumo não for moderado.
1. Ajuda na saciedade e perda de peso
O pinhão é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Além disso, os fitoesterois da semente ajudam a diminuir a absorção de gorduras dos alimentos e promovem o aumento do gasto energético. Portanto, incluí-lo na sua dieta pode ser útil caso você queira perder peso.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
O pinhão é fonte de potássio, que promove a redução dos efeitos do sódio e alivia a tensão das artérias. Por possuir antioxidantes, fitoesterois e gorduras monoinsaturadas, o pinhão também atua no controle dos níveis de colesterol “ruim”. Dessa forma, previne a pressão alta e doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e acidente vascular cerebral.
3. Aumenta a imunidade
Vitamina C, manganês e zinco são outros nutrientes do pinhão, que participam na formação e fortalecimento das células do sistema imunológico.
4. Melhora a saúde do cérebro
O pinhão contém ácidos graxos ômega-3 e vitaminas do complexo B. Tais nutrientes melhoram a capacidade cognitiva e previne o Alzheimer e outras doenças neurodegerativas.
5. Evita a anemia
Outro nutriente em abundância no pinhão é o ferro, mineral essencial para a produção de hemoglobina, o componente dos glóbulos vermelhos no sangue. É justamente a diminuição da hemoglobina que causa anemia, então consumir o pinhão ajuda a evitar o problema.
6. Diminui o risco de câncer
A semente de araucária é rica em vitamina E e compostos antioxidantes que neutralizam o excesso de radicais livres. Como consequência, o pinhão ajuda a reduzir o dano às células saudáveis e o desenvolvimento de células cancerígenas, ajudando a diminuir o risco de câncer.
7. Aumenta a energia
A nutricionista Raissa Vianna disse à CNN Brasil que o pinhão é uma ótima fonte de energia.
"Mesmo sendo um alimento com alto teor calórico, a liberação de glicose para a célula ocorre de forma mais lenta, garantido que a energia esteja disponível por mais tempo".