Entenda o que é 'veranico', fenômeno que promete subir as temperaturas e fazer um 'mini verão' em pleno inverno.
O inverno de 2025 foi considerado um dos mais severos dos últimos anos, contudo, se você é do time que gosta dos dias de calor, pode ficar tranquilo! Um fenômeno atmosférico promete levantar as temperaturas dos termômetros ao longo dos próximos dias e proporcionar um ‘mini verão’, denominado ‘veranico’.
O que é ‘veranico’?
O veranico acontece quando uma massa de ar seco e quente predomina sobre uma região, impedindo a formação de nuvens e trazendo a sensação de um “mini verão” em pleno inverno. Esse bloqueio atmosférico mantém o tempo firme, o céu limpo e a umidade do ar mais baixa, criando condições muito diferentes do que se espera para essa época do ano.
Embora seja um fenômeno relativamente comum, principalmente no Centro-Sul do país, ele chama atenção pela mudança brusca de temperatura e pelo impacto direto no dia a dia da população.
Quando deve acontecer o próximo veranico?
Segundo o site do Climatempo, o fenômeno que vai levantar as temperaturas poderá ser sentido já a partir da quarta-feira, dia 20 de agosto, e deve durar até o dia 25 do mesmo mês.
Em relação às temperaturas, a expectativa é que os termômetros comecem a marcar entre 30°C e 40°C, em especial nas regiões centro-oeste e sudeste do Brasil.
Cuiabá, capital do Mato Grosso do Sul, por exemplo, está entre as cidades que deve sentir mais essa mudança nas temperaturas. Através de gráfico publicado em seu site, o G1 afirma que esse se trata do terceiro veranico do ano e que as temperaturas do mês de agosto serão atípicas por conta do fenômeno atmosférico.
Reprodução / G1
Em contraste com o calor trazido pelo veranico, os meteorologistas esperam que após a alta nas temperaturas, uma frente fria derrube novamente os termômetros e o frio volte com força total após o dia 26 de agosto.