Entenda de quais formas o seu jeito de andar pode influenciar na percepção dos outros sobre você e como ele reflete a sua personalidade.
Você acreditaria se nós te contássemos que até mesmo o seu jeito de andar pode falar muito acerca da sua personalidade? Isso é o que afirma um estudo baseado em psicologia comportamental e biomecânica, que apresenta apontamentos de que o ritmo dos passos, a postura corporal e até o balanço dos braços podem indicar aspectos como nível de energia, autoconfiança e até predisposição à ansiedade.
Entenda o estudo
Uma pesquisa divulgada na revista Journal of Nonverbal Behavior investigou, por meio de tecnologia de rastreamento de movimentos, como a forma de se locomover afeta a forma como uma pessoa é interpretada pelos outros. Os cientistas responsáveis puderam identificar padrões consistentes entre o estilo da caminhada e determinados traços de personalidade.
Sobre a velocidade da caminhada
Um estudo divulgado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) aponta que o ritmo da caminhada de uma pessoa pode revelar mais do que apenas sua saúde física. Segundo os pesquisadores, andar em um ritmo acelerado está associado a características como responsabilidade, foco e boa gestão do tempo. Indivíduos com esse perfil geralmente são mais estruturados e disciplinados no dia a dia.
Além disso, pessoas que caminham de forma acelerada, com passadas firmes, costumam ser vistas como extrovertidas, confiantes e determinadas. Agora aqueles que se deslocam devagar e de maneira cuidadosa tendem a transmitir uma imagem de introspecção ou prudência.
Quanto à postura na caminhada
O modo como nos deslocamos também reflete o que estamos sentindo, a pesquisa referida acima indicam que emoções negativas, como tristeza ou estresse, costumam provocar uma caminhada arrastada, com passos lentos, ombros curvados e olhar voltado para o chão.
Em contraste, quem está de bom humor ou se sente seguro tende a caminhar com mais energia, postura ereta e braços em movimento. Por falar nisso, movimentos amplificados nos braços e tronco durante o caminhar são geralmente interpretados como sinal de uma personalidade calorosa, sociável e espontânea. Por outro lado, uma postura enrijecida, com pouco balanço corporal, pode denotar tensão, ansiedade ou uma tendência a querer manter tudo sob controle.
A postura, ritmo e o jeito que apresentamos ao caminhar influencia diretamente na percepção que terceiros têm de nós. Por isso, é fundamental entender os sinais que mencionamos acima a fim de projetar o impacto desejado em situações como processos seletivos, encontros profissionais ou eventos sociais, auxiliando você a projetar mais confiança e autoridade.