Saiba como começou a imigração japonesa no Brasil, que se tornou o país com o maior número de japoneses fora do Japão.
A relação entre Brasil e Japão é marcada por laços históricos, culturais e afetivos, de modo que o Brasil abriga hoje a maior comunidade japonesa fora do Japão, um resultado direto da imigração que começou há mais de um século. Essa trajetória, celebrada dia 18 de junho, no Dia da Imigração Japonesa, foi repleta de desafios, conquistas e culminou em um intercâmbio cultural que moldou parte importante da identidade brasileira.
O começo da imigração japonesa para o Brasil
A história da imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos, em São Paulo, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses. A maioria deles era composta por camponeses, que embarcaram rumo ao Brasil devido a promessas de trabalho nas lavouras de café. O país, por sua vez, passava por um período de escassez de mão de obra, após a abolição da escravatura, e via na imigração uma solução para a retomada do crescimento agrícola.
Ao chegarem ao Brasil, os imigrantes japoneses encontraram uma realidade dura, condições de trabalho precárias, dificuldades de comunicação e preconceito racial. Muitos acabaram trocando as fazendas pelas cidades em busca de melhores condições de vida e mesmo com os entraves, persistiram e se adaptaram ao novo país.
Expansão da imigração
Ao longo das décadas, a imigração japonesa cresceu consideravelmente. Estima-se que mais de 250 mil japoneses tenham vindo ao Brasil até meados dos anos 1970. Atualmente, a estimativa é de que há cerca de 2 milhões de nipo-brasileiros, descendentes desses primeiros imigrantes, vivendo no Brasil, em especial nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.
O Dia da Imigração Japonesa
A contribuição dos japoneses para a cultura brasileira é reconhecida e celebrada todos os anos na data 18 de junho, o Dia da Imigração Japonesa. Em São Paulo, o bairro da Liberdade é um dos maiores símbolos dessa herança, sendo considerado um pedaço do Japão em pleno coração da maior metrópole do Brasil. Mais do que uma história de imigração, a trajetória da comunidade japonesa no Brasil é um exemplo de convivência multicultural bem-sucedida.