Saiba o que é o Efeito Mandela e veja alguns fatos que você acreditavam ser verdadeiros, mas na realidade não são.
Você já se pegou com certeza absoluta de algo e em seguida acabou descobrindo que estava completamente enganado? Se a resposta for sim, você pode ter experimentado o famoso ‘Efeito Mandela’. Esse é um fenômeno que leva grandes grupos de pessoas a compartilharem memórias falsas de eventos que nunca aconteceram.
O que é efeito Mandela?
O nome vem do caso mais famoso: muitas pessoas acreditavam que Nelson Mandela havia morrido na prisão nos anos 1980, quando, na verdade, ele foi libertado em 1990 e morreu apenas em 2013. Mas esse é só o começo! Confira 10 exemplos de Efeito Mandela que vão fazer você questionar sua própria memória.
Por que isso acontece?
- Memórias falsas implantadas através de informações erradas repetidas
- Confusão entre versões diferentes de mídias, como dublagens e releituras
- Fenômenos de massa
Contudo, segundo publicação da BBC, não há uma causa universal para ocorrências do efeito mandela.
4 exemplos de efeito mandela
1. ‘Luke, eu sou seu pai’
No filme ‘O Império Contra-Ataca’, de 1980 da saga Star Wars e que é considerado um clássico do cinema, uma das cenas mais impactantes da história do cinema revela que o temido Darth Vader é, na verdade, pai do protagonista Luke Skywalker. Apesar de milhões de fãs acreditarem que Vader diz "Luke, eu sou seu pai", a frase exata no filme é simplesmente: "eu sou seu pai". Um erro de memória coletiva que persiste até hoje!
2. ‘Espelho, espelho meu’
Até a Disney já foi afetada pelo intrigante Efeito Mandela, sabia? No clássico das animações ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, de 1937, inúmeros espectadores juram que a Rainha Má inicia seu diálogo com o espelho dizendo "Espelho, espelho meu...". Porém, em nenhum momento a antagonista icônica pronuncia essas palavras. A fala exata é "Espelho mágico...".
3. O silêncio dos inocentes
O icônico filme ‘O Silêncio dos Inocentes’, de 1991, presenteou o público com a atuação magistral de Anthony Hopkins como o perturbador Hannibal Lecter. Curiosamente, até esse personagem marcante foi vítima do Efeito Mandela. Na cena em que a agente Clarice Starling, vivida por Jodie Foster, visita o psiquiatra canibal, muitos espectadores têm a nítida lembrança de Lecter saudá-la com um sinistro "Olá, Clarice". No entanto, a fala real do personagem é apenas um simples "Bom dia".
4. Aparência do Pikachu
Desde 1997, ano de estreia da animação ‘Pokémon’, o treinador de monstrinhos Ash Ketchum e seu fiel companheiro Pikachu ficaram famosos no mundo todo e ao longo de mais de duas décadas, o adorável roedor amarelo se tornou um dos personagens mais reconhecidos globalmente. Porém, muitos fãs carregam uma falsa lembrança sobre sua aparência: enquanto inúmeras pessoas afirmam que Pikachu possui listras pretas no final de sua cauda, na verdade essas marcas escuras existem apenas nas pontas de suas orelhas.