O início das inscrições está previsto para julho, e a prova deve acontecer em outubro.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado terá algumas mudanças em relação à primeira prova. Nesse ano, a banca responsável pelas provas será diferente e o concurso será dividido em dois dias de aplicação.
Portanto, entenda os impactos que tais mudanças representam para os concurseiros, confira o cronograma previsto e fique por dentro de tudo!
O que você precisa saber sobre o CNU 2025
Segundo O MGI, a segunda edição do concurso vai ofertar 3.652 vagas. São 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Distribuída em 36 órgãos, 2.480 dessas vagas são imediatas, enquanto 1.172 vagas são para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados.
Os cargos serão agrupados em 9 blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência.
A Fundação Cesgranrio foi a banca responsável pelo concurso em 2024, mas em 2025 as provas serão organizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nesse sentido, a professora Letícia Bastos, do Gran Concursos, explicou ao Globo que a mudança deve ecoar no perfil das questões.
"A Cesgranrio tem um perfil mais conteudista, com questões objetivas, diretas e menos interpretativas. Os enunciados costumam ser curtos, com foco em aplicação simples de conteúdo. Já a FGV é conhecida por um estilo mais exigente, textual e interpretativo. Suas questões tendem a ser mais longas, com textos densos e alternativas que exigem atenção aos detalhes."
Além disso, o concurso será dividido em dois dias de prova. O primeiro dia será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos. Já no segundo dia, os candidatos habilitados na 1ª frase e convocados para a segunda vão realizar as provas discursivas.
Confira o cronograma previsto:
- Edital e inscrições: Julho de 2025
- Prova objetiva: 05 de outubro de 2025
- Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 07 de dezembro de 2025
- Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026