Relembre algumas das trends de TikTok que viralizaram, mas que os profissionais da saúde questionam acerca da segurança.
O TikTok se tornou um dos principais termômetros de comportamento da atualidade e por lá, surgem danças, memes, desafios e até dicas de beleza e saúde que rapidamente viralizam e ganham adeptos no mundo todo. No entanto, nem tudo que faz sucesso na rede social de vídeos curtos é inofensivo, viu? Algumas trends populares podem representar sérios riscos para o bem-estar físico e mental.
3 tendências do TikTok que podem fazer mal para a saúde
1. Dieta do Ovo
Uma tendência internacional tem ganhado força no TikTok: a chamada “dieta do ovo”, que propõe a ingestão de apenas ovos cozidos por dez dias consecutivos. Esse plano alimentar inclui três ovos em cada refeição e embora alguns usuários relatem perda de peso de até 10 quilos, há também muitos relatos de mal-estar causados pelo consumo excessivo de proteína. Para a nutricionista Flavia Auler, coordenadora do curso de Nutrição da PUC-PR, esse tipo de alimentação extremamente restrita não é novidade e continua sendo perigosa para a saúde.
"Comer só ovos não faz parte do hábito alimentar de ninguém. Mesmo em dietas, as pessoas comem outros grupos alimentares, como frutas e verduras", explicou a profissional da saúde ao Vida Balanceada.
2. Desafio do apagão
Esse desafio incentiva adolescentes a prenderem a respiração intencionalmente por alguns segundos, com o objetivo de experimentar uma falsa sensação de prazer ou euforia. Em seguida, eles compartilham os vídeos da experiência, principalmente no TikTok.
Embora o desafio tenha ganhado nova popularidade recentemente, ele não é novidade. A prática começou a circular em redes sociais por volta de 2008. Nesse mesmo ano, segundo dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), 82 jovens morreram ao tentar realizá-la. O TikTok, por sua vez, afirma que não é responsável pelo ressurgimento do desafio, alegando que ele já existia antes da plataforma.
3. Trends de skincare
O skincare se popularizou de forma enorme entre os usuários do TikTok e vem criando uma tendência entre as crianças e adolescentes, que cada vez mais são influenciados pelos vídeos curtos de cuidados com a pele. Porém, pesquisadores se puseram a estudar uma série de tendências de skincare que se popularizaram na plataforma de vídeos e encontraram perigos iminentes para a pele dos jovens.
Os pesquisadores encontraram ao menos 11 ingredientes nocivos e potencialmente irritantes para peles jovens entre os produtos mais populares da rede. “Quando as crianças acordam às 5h30 da manhã em um dia de aula para ter tempo suficiente para aplicar essas rotinas complicadas, acho que isso se torna menos sobre saúde e mais sobre a busca de uma ideia de beleza irrealista e problemática”, afirmou Molly Hales, uma das responsáveis pela pesquisa, em comunicado oficial à imprensa.
Isso reforça a importância de procurar a orientação do seu dermatologista antes de iniciar qualquer rotina de cuidados com a pele e o uso de produtos e medicamentos.