Saiba tudo sobre a hepatite A, doença com a qual noivo de Juliette foi diagnosticado, entenda os sintomas, causas e saiba como evitar o contágio.
O noivo da cantora Juliette Freire, a grande vencedora do BBB 21, foi diagnosticado recentemente com hepatite A, segundo informações divulgadas pela equipe da artista. O caso surpreendeu a internet e reacendeu o alerta para a prevenção, bem como para a importância do diagnóstico precoce da doença.
O que é a hepatite A?
A hepatite A é uma inflamação no fígado provocada pelo vírus HAV, ou Hepatitis A Virus. Segundo publicação do site do Hospital Albert Einstein, essa enfermidade é uma infecção altamente contagiosa e se dá por via oral, principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por material fecal humano que contenha o vírus.
A transmissão também pode ocorrer por contato sexual, especialmente durante relações anais, que apresentam maior risco. Essa forma de contágio é apontada como uma possível causa para os recentes surtos da doença nos Estados Unidos e no Brasil.
Quais os sintomas da hepatite A?
Apesar de na maioria dos casos a doença apresenta evolução benigna e recuperação completa, a hepatite A pode gerar sintomas desconfortáveis, como por exemplo:
- Febre
- Falta de apetite
- Náuseas
- Dores abdominais
O período de incubação da enfermidade é de até 4 semanas e não é incomum que pessoas infectadas sejam assintomáticas, isto é, não apresentem sinais de estarem doentes. Usualmente, os casos assintomáticos costumam ocorrer mais frequentemente em crianças, segundo a publicação do Einstein.
Como é feito o diagnóstico da hepatite A?
O diagnóstico da enfermidade é feito a partir de um exame de sangue, que visa analisar a presença de anticorpos específicos contra o vírus HAV. Diante de sintomas compatíveis, é fundamental buscar atendimento médico para a realização dos exames necessários.
Qual o tratamento da hepatite A?
Segundo publicação do site dos hospitais da Rede D’Or, não há um tratamento específico para a hepatite A. A ação tomada geralmente visa controlar os sintomas causados pela doença, contando com acompanhamento constante de médicos.
Como evitar o contágio?
A prevenção da hepatite A envolve principalmente cuidados com a higiene e hábitos saudáveis no dia a dia. Lavar bem as mãos com água e sabão, especialmente após usar o banheiro, antes das refeições e ao manusear alimentos, é essencial. Também é essencial higienizar frutas, legumes e verduras com água potável, de preferência utilizando solução com hipoclorito, e evitar o consumo de alimentos crus de origem duvidosa!
O consumo de água tratada, filtrada ou mineral é outra medida eficaz, principalmente em locais com infraestrutura sanitária precária. Quanto à transmissão sexual da doença, ela pode ser evitada a partir do uso de preservativos. Outra opção importante para se prevenir é se vacinar contra a hepatite A.