Saiba se a trend viral que diz que batata frita e refrigerante curam enxaqueca é realmente efetiva.
A enxaqueca pode ser silenciosa aos olhos de quem não sente, mas devastadora para quem convive com ela e os seus impactos vão desde a queda na produtividade até a interrupção completa da rotina, afetando o cotidiano de forma grave. Por isso, muita gente divulga na internet supostas soluções milagrosas que prometem solucionar a enxaqueca e curar essa dor.
Recentemente, viralizou nas redes sociais, e em especial no TikTok, uma tendência que promete curar a enxaqueca através da ingestão de alimentos nada convencionais quando se pensa em uma dieta saudável: batata frita e refrigerante.
Batata frita e refrigerante para curar enxaqueca; entenda
Apelidada de “McMigraine Meal”, ou, em tradução livre, “combo McEnxaqueca” , a mistura inusitada de refrigerante comum de cola e batata frita bem salgada está sendo apontada como uma espécie de "truque" para driblar a enxaqueca por diversos usuários do TikTok. Segundo os relatos, essa combinação simples tem ajudado a aliviar os sintomas da enxaqueca em muitas pessoas, que compartilham suas experiências positivas na plataforma.
Entre os relatos encontrados na plataforma, há o do usuário Nick Cook, que diz sofrer com enxaqueca crônica e andar sempre com uma poção de medicamentos a fim de conter as dores, que segundo ele, se concentram ao redor de seus olhos.
"Quando você convive com essa condição, e precisa trabalhar cinco dias por semana sem poder parar, você tenta qualquer coisa”, descreve. "Se eu consigo perceber logo, às vezes (beber refrigerante) funciona, quando minha visão começa a ficar turva e eu sinto uma enxaqueca chegando”, complementa.
Mas será que isso funciona mesmo?
Profissionais da área da saúde afirmam que ainda não há estudos suficientes para explicar por que apenas uma parcela da população sofre com enxaqueca, nem o que, de fato, pode trazer alívio para todos os casos.
Kay Kennis, médica especialista em enxaqueca e integrante da organização Migraine Trust, comenta que certos componentes encontrados na chamada "McMigraine Meal" até podem contribuir para prevenir o surgimento de uma crise. No entanto, ela ressalta que esses ingredientes não são exclusivos dos produtos vendidos em redes de fast food.
"A cafeína presente na Coca-Cola pode atuar como um disruptor nervoso, uma substância que afeta a atividade nervosa. Para alguns, essa perturbação funciona de forma positiva", afirmou. "Existem alguns analgésicos que as pessoas tomam para enxaquecas que contêm cafeína, e algumas pessoas respondem bem a isso, mas não sabemos exatamente o porquê”, complementou.
A especialista ainda alerta que um consumo exacerbado de cafeína pode ser perigoso, piorando a situação a longo prazo. A especialista ainda alerta que o excesso de sal pode afetar a atividade nervosa e acabar piorando a enxaqueca, além de prejudicar a saúde de forma geral.