Giovana Cordeiro compartilhou o episódio de abuso em entrevista ao jornal O Globo.
A atriz Giovana Cordeiro, que interpreta Bárbara na novela das 7 'Dona de Mim', concedeu uma entrevista ao Jornal O Globo na qual relembrou sua trajetória até chegar ao papel de sucesso. Na conversa, ela relatou pela primeira vez um episódio de abuso sexual que sofreu aos 18 anos, por parte de um antigo colega de elenco.
Segundo a publicação, Giovana levou cinco anos para elaborar o episódio como abuso sexual, o que tem uma certa semelhança com a história de Angélica, que sofreu abuso mas não tinha visto o momento dessa forma na época.
Giovana contou que chegou a desenvolver uma infecção de repetição de fundo emocional após o caso. Depois que a matéria saiu, a atriz compartilhou um vídeo no Instagram falando um pouco mais sobre sua história, para que possa inspirar outras mulheres a buscarem a cura.
Confira o relato emocionante de Giovana Cordeiro
Giovana começou o vídeo dizendo que foi a cura que a motivou a compartilhar sua história na matéria do Globo. Ela então explica que passou cinco anos lidando com os sintomas de infecção íntima de repetição, a candidíase de repetição.
"Nesses cinco anos mudei todos os meus hábitos, parei de beber bebida alcoólica, leite, gordura, carne. Mudei os tecidos das minhas calcinhas. Bebi muita água. Fiz tratamentos que a medicina tradicional colocou ao meu alcance, mas a verdade é que nada disso fazia com que aquilo passasse. E isso me causava muita dor, vergonha, crise de autoestima, bloqueio das minhas relações sexuais."
Foi apenas quando a atriz levou o problema para a terapia que a psicóloga a contou sobre a candidíase emocional.
"A partir daí entrei num processo que me revelou muitas coisas. E a verdade é que quando uma mulher sofre o que sofri, todas nós temos nossa integridade colocada em risco, mas quando uma mulher tem a oportunidade de falar sobre isso, de se curar, todas nós passamos a ter oportunidade de nos curar juntas. E eu me curei."
Giovana finaliza o relato contando que a coragem de outras mulheres a deram força para olhar para sua própria história, e recomenda que as pessoas olhem para seus corpos com carinho. A atriz chama a atenção também para a importância do acolhimento e de uma rede de apoio.
"Se você tá passando por isso, saiba que você não está sozinha. E saiba que tem várias maneiras de você ressiginificar uma experiência traumática e curar o seu corpo. Procurem saber, procurem um médico, procurem um terapeuta, se agarre na sua fé. Faça aquilo que te reconecte com o teu corpo, porque o corpo não tem memória, e ele é memória e guarda nossa história."