Saiba quando vai ocorrer a última superlua de 2025 e como fazer para assistir ao fenômeno de forma bem-sucedida.
Thyago Soares | 2 de Dezembro de 2025 às 12:03
A última “superlua” de 2025 será visível já nos próximos dias e promete encantar quem resolver sair de casa para admirar o fenômeno. A ocorrência, que acontece quando a Lua cheia coincide com sua aproximação máxima à Terra, tende a deixar o satélite com aparência levemente maior e mais brilhante.
A “superlua” acontece quando a Lua está cheia e, ao mesmo tempo, relativamente próxima da Terra, no chamado “perigeu”. Isso faz com que o disco lunar aparente seja maior e mais luminoso do que o habitual. Segundo astrônomos, a lua cheia de 4 de dezembro de 2025 tem todas as características para ser considerada superlua, o que a torna a última desse tipo no ano.
A superlua de dezembro deverá aparecer logo ao pôr do sol, nascendo no horizonte leste, e seguirá visível durante grande parte da noite até o nascer do dia seguinte, desde que o céu esteja limpo.
O ideal para quem deseja observar o fenômeno é buscar um local com pouca poluição luminosa, preferencialmente longe de luzes da cidade, para conseguir a melhor visão. Alguns exemplos são áreas abertas como praias, campos ou mirantes.
Vale ressaltar que por volta do momento em que a Lua surgir próxima ao horizonte, há um efeito visual conhecido como “ilusão lunar”, que pode fazer com que o satélite pareça ainda maior, um belo espetáculo para fotos e contemplação.
Quer continuar acompanhando conteúdos relevantes? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens completas para te manter informado. Assine a versão impressa e receba em casa conteúdos de qualidade.
Anvisa suspende lote de vinagre de maçã da marca Castelo; saiba o motivo
Entenda de uma vez o que significam as cores nas caixas de medicamentos
Por que algumas roupas encolhem na lavagem?
Banda criada por IA viraliza e chama a atenção da web; entenda