Você vai se surpreender com estas diferenças culturais.
O Brasil é um país que conquista o coração dos turistas. É claro que as belas paisagens, comidas típicas irresistíveis e grande variedade de atrações e atividades contribuem para deixar uma impressão positiva, mas o comportamento dos brasileiros é algo que também precisa ser mencionado ao tratarmos desse assunto.
A população brasileira é frequentemente descrita como alegre, acolhedora e calorosa. No entanto, é inegável que a nossa cultura tem suas particularidades, e alguns hábitos tão comuns são chocantes para estrangeiros.
Costumes brasileiros que surpreendem os estrangeiros
Os costumes envolvem higiene, socialização e alimentação, confira a lista!
1.Tomar banho diariamente
Uma pesquisa de 2024 da World Population Review constatou que o Brasil é o campeão mundial em frequência de banhos. Esse estudo revelou que 99% dos entrevistados no país tomam ao menos um banho de chuveiro semanalmente e a média é de dois banhos por dia.
Outros países de clima quente também costumam tomar banhos com frequência, mas o Brasil segue em primeiro lugar, e isso assusta muitos estrangeiros!
2. Escovar dentes após as refeições
Outra questão ligada à higiene é escovar os dentes logo depois das refeições. Mesmo fora de casa, como no ambiente de trabalho, é comum que os brasileiros levem seus itens de higiene e escovem os dentes no escritório e afins.
Isso é bastante diferente na Europa e nos Estados Unidos, onde muitas pessoas escovam os dentes apenas ao acordar e antes de dormir, e podem até sentir vergonha ao ser vista durante a escovação.
3. Cumprimentar com beijos e abraços
Fazendo jus a fama de povo caloroso, os brasileiros costumam cumprimentar a todos com beijos e abraços, até aqueles que acabaram de conhecer. Fora do Brasil, e da América Latina, o mais comum é um aperto de mão, então a proximidade e o contato que acontecem aqui assustam, mas divertem os estrangeiros.
4. Bater palmas durante o parabéns
Uma tradição cultural que é bem diferente fora do Brasil é o parabéns. Aqui, o momento em que todos se reunem em volta do bolo é superanimado, com palmas, assobios e uma cantoria que pode durar minutos. Porém, o mesmo não acontece em outros países, e isso é um ponto importante para evitar perrengues no caso de uma viagem internacional.
5. Tomar cerveja gelada
Por fim, a tão amada cerveja também pode ser apreciada de formas diferentes em outros países. Por exemplo, a Tatiane Cunha da revista Veja relatou que muitos gringos se surpreendem com a temperatura da bebida brasileira, assim como brasileiros se chocam com a cerveja em países europeus, como Inglaterra e Alemanha.
Considerando o clima desses países, muitas vezes deixar a cerveja em temperatura ambiente já é o suficiente para a bebida ficar 'no ponto'.