Saiba tudo sobre a cidade alemã que está oferecendo moradia grátis para atrair novos moradores.
A cidade de Eisenhüttenstadt, localizada no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, está lançando uma iniciativa para atrair novos residentes e combater o declínio populacional que enfrenta desde a reunificação alemã. Para isso, a cidade está oferecendo moradia gratuita durante um período para quem quer que deseje experimentar como seria viver no local.
Entenda o caso
Conforme informações divulgadas pela prefeitura do local, entre os dias 6 e 20 de setembro de 2025, a cidade vai oferecer estadia gratuita em apartamentos mobiliados para pessoas que tenham interesse em conhecer a região a fim de se mudar. Esse período deve contribuir para que os indivíduos possam explorar a cidade, interagir com os moradores locais e avaliar oportunidades de trabalho na região.
Eisenhüttenstadt, que já chegou a abrigar mais de 50 mil habitantes em seu auge populacional, atualmente conta com aproximadamente 24 mil residentes. Nos últimos tempos, a cidade vem enfrentando um declínio demográfico, causado principalmente pela migração de jovens em busca de melhores oportunidades de emprego em outros lugares, porém, o setor de desenvolvimento econômico da cidade acredita que há perspectivas positivas de crescimento populacional e essa iniciativa foca especialmente em atrair novos e antigos antigos moradores para o local, bem como trabalhadores especializados e empreendedores independentes.
As candidaturas podem ser feitas até o início de julho por meio de um formulário disponível na internet.
A cidade de Eisenhüttenstadt foi concebida como o primeiro município projetado do zero na antiga Alemanha Oriental, há 75 anos, com o propósito de servir de moradia para os funcionários de uma planta siderúrgica. Essa mesma indústria metalúrgica continua sendo, até hoje, a principal empregadora da região, inclusive, o nome da cidade pode ser traduzido como "cidade das usinas de ferro".
Essa iniciativa já é tendência na Alemanha
A proposta atual de repopularização urbana segue uma tendência comum entre municípios do leste alemão, que têm lançado estratégias inovadoras para atrair novos habitantes e reanimar suas economias locais.
A cidade de Guben, por exemplo, realizou no ano passado uma ação semelhante, escolhendo 16 participantes entre aproximadamente cem inscritos. Outros centros urbanos, como Eberswalde, Frankfurt an der Oder e Görlitz, também já testaram programas de moradia temporária para estimular a mudança de novos moradores.