Relembre alguns hábitos e situações vividas por quem é 30+ e que se tornaram meme hoje em dia nas redes sociais.
Já passou dos 30? Então você provavelmente tem muitas memórias de situações que viveu no passado e hoje parecem impensáveis para os mais jovens, seja o ato de precisar comprar um CD para ouvir uma música ou até mesmo o de precisar ir em uma lan house para acessar à internet. Vamos relembrar com você alguns hábitos comuns do passado que viraram meme na web e trazem nostalgia.
7 hábitos do passado que viraram meme na internet hoje
1. Rebobinar a fita antes de devolver
Alugar filme na sexta-feira era um clássico do passado, porém, o que realmente aterrorizava as famílias era que na hora de devolver o VHS, era necessário rebobinar a fita a fim de evitar uma multa. Hoje, a frase “lembre-se de rebobinar” virou piada vintage entre os mais nostálgicos.
2. “Me dá um depo no Orkut?”
Você sabe o que é o Orkut? Essa era a rede social mais amada do começo dos anos 2000 virou cemitério de pérolas digitais. O famoso pedido de “depoimento” era um teste de amizade e popularidade, geralmente vindo acompanhado do: “exclui depois, tá?”, frase eternizada no coração da geração Orkut.
3. Gravar música da rádio com o dedo no REC
Esperar a música preferida tocar na rádio e gravar numa fita cassete era algo extremamente comum e que virou meme nas redes sociais hoje em dia. Para fazer isso de forma bem sucedida, era necessário precisão! O desafio era apertar o botão “REC” bem na hora e torcer para o locutor não falar em cima, o que frequentemente acontecia e estragava tudo.
4. Passar trote com o telefone fixo
Os telefones fixos eram a ferramenta de comunicação mais acessível e não contavam com um identificador de chamadas, o que proporcionava o cenário ideal para pregar pegadinhas e peças.
5. Internet discada
Se conectar à internet era uma operação de guerra no passado! Frequentemente era preciso esperar dar meia-noite para pagar apenas um pulso telefônico. Outro fato que virou meme foi a questão de correr o risco de cair a sua conexão caso alguém tirasse o telefone do gancho.
6. Mandar SMS com limite de caracteres
Mensagens curtas, cheias de abreviações tipo “vc tbm vai hj?” eram a norma quando cada caractere contava (literalmente). E nada de figurinhas ou áudios: o charme era responder rápido e com estilo.
7. Comprar encarte de CD só pra ver as letras
Antes de plataformas como o Spotify mostrarem a letra da música, o jeito era comprar o CD e correr para o encarte a fim de conseguir conferir todas as letras e fotos dos artistas.