Evento astronômico poderá ser observado sem instrumentos em todo o Brasil.
O fenômeno lunar conhecido como 'Lua do Veado' tomou conta das pesquisas do Google nesta quinta-feira (10). Isso porque o evento astronômico promete dar um show que ficará visível no Brasil durante toda a madrugada.
Além de uma aparência de tirar o folêgo, a lua cheia de julho é uma ocasião importante para diversas culturas. Então, se você pretende observar a 'Lua do Veado', precisa
Por que o nome 'Lua do Veado'?
De acordo com o G1, a lua cheia que acontece no mês de julho recebe esse nome devidos às tradições indígenas da América do Norte. É nesse período em que os veados machos do Hemisfério Norte começam a desenvolver seus novos chifres.
O fenômeno também é chamado de 'Lua do trovão', devido às tempestades comuns em julho. Porém, os Povos celtas e europeus antigos também batizaram a lua cheia de julho. Nesse caso, a ocasião era chamada de 'Lua das ervas', pois essa costumava ser uma época ideal para colher plantas medicinais.
Outro nome é 'Lua do feno', denominação dada pelos anglo-saxões pois esse era o momento da colheita do pasto.
Como é a 'Lua do Veado'?
Segundo o Zero Hora, a 'Lua do Veado' estará maior e mais avermelhada. O ápice acontece por volta das 17h30 (horário de Brasília). Contudo, o melhor momento para ver a Lua será no início da noite, logo após o pôr do sol. É nesse momento que ela começa a surgir no horizonte com seu tom alaranjado característico.
O fenômeno deve continuar visível até as 6h de sexta-feira (11). Ele poderá ser observado em todo o Brasil a depender das condições climáticas. A dica do G1 é procurar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa.
Você não precisa de instrumentos para 'Lua do Veado', mas binóculos podem ajudar a enxergar maiores detalhes.
E você, já conhecia o fenômeno da 'Lua do Veado'? Já se prepare para observá-lo mais tarde e compartilhe essas dicas com quem não pode perder a chance de contemplar esse espetáculo da natureza.