Entenda sobre o templo encontrado na região dos Andes pertencente a civilização perdida da Bolívia.
Pesquisadores foram surpreendidos ao encontrar templo de uma civilização antiga na Bolívia. Os cientistas responsáveis pelo achado afirmam que essas estruturas antigas oferecem pistas valiosas sobre os costumes e o modo de vida dos primeiros povos que ocuparam essa região.
Entenda a descoberta
A estrutura encontrada está situada nos Andes e segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, o templo achado pertence a uma civilização chamada ‘Tiwanaku’, extinta há mais de 1000 anos.
O achado arqueológico foi realizado por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, situada nos Estados Unidos. De acordo com o pesquisador José Capriles, responsável por liderar o estudo, a civilização Tiwanaku alcançou seu apogeu antes de entrar em declínio por volta do ano 1000. Ele acrescenta que, no século 15, época em que os incas dominaram a região andina, os Tiwanaku já estavam enfraquecendo.
“Em seu auge, a civilização ostentava uma estrutura social altamente organizada, deixando para trás vestígios de monumentos arquitetônicos como pirâmides, templos em terraços e monólitos, a maioria dos quais está distribuída em locais ao redor do Lago Titicaca”, explicou o líder da pesquisa em comunicado.
Como o templo foi descoberto?
O achado arqueológico foi possível devido à um mapeamento via satélite a fim de melhor obtenção de imagens da região, os pesquisadores também empregaram drones em sobrevoos da área analisada. Depois de reunir as informações do terreno, a equipe aplicou a técnica de fotogrametria, um recurso moderno que possibilita a criação de modelos 3D do local arqueológico.
O uso das ferramentas citadas acima permitiu à equipe obter imagens precisas da geografia da região e uma visualização minuciosa do que restava do templo. A partir da análise dos registros, os pesquisadores identificaram pedras que faziam parte da antiga construção conhecida como templo de ‘Palaspata’, denominação tradicional da área onde ocorreu a descoberta.
A edificação encontrada tem grandes proporções e mede aproximadamente 125 metros de comprimento por 145 metros de largura. De acordo com o professor Capriles, o local possuía 15 espaços retangulares, interpretados como áreas internas do complexo. Embora a existência do lugar fosse conhecida pela população local, ele nunca havia sido estudado por arqueólogos por estar em uma colina de difícil acesso.
A descoberta é localizada a cerca de 209 quilômetros do centro arqueológico de Tiwanaku e o templo reforça os indícios de que ali viveu uma população ligada à antiga civilização.
Vários artefatos também foram encontrados
Durante as escavações, os arqueólogos também encontraram encontraram pedaços de ‘kerus’, copos cerimoniais tradicionalmente usados para consumir a chicha, uma bebida fermentada feita a partir do milho. Curiosamente, o tipo de grão necessário para preparar a chicha não é cultivado naquela região, o que sugere a existência de redes de troca ou deslocamentos populacionais.