Mais um episódio de recortes de cenas na TV Globo gera polêmicas. Após censurar mais de duas cenas de beijos lésbicos na atual novela das sete, "Vai na Fé", a emissora decidiu realizar mais cortes em outras produções. O ato foi considerado como censura pelos espectadores.
"Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás", criticou a atriz Elisa Volpatto em suas redes sociais.
Volpatto atuou na cena cortada do novo episódio da série Aruanas, que foi ao ar na última terça-feira (30). Ao lado de sua colega Camila Pitanga, as atrizes vivem um romance homossexual nas personagens Olga e Ivona. A recente transmissão do episódio na TV cortou a cena em que as duas encenavam um sexo lésbico.
Leia também: Linha Direta: Ministro decide se a TV Globo vai poder ou não exibir caso de Henry Borel nesta quinta
Em sua manifestação no Twitter, Elisa Volpatto menciona duas cenas entre as personagens também cortadas anteriormente.
"Rede Globo, que tristeza. Cortaram de novo a cena de duas minas se pegando. Com tanta cena hétero mais fuerte do que essa passando em horário nobre, bem nobre... Você nos obriga a entregar ela por aqui", comentou.
A colega Camila Pitanga não se pronunciou publicamente até o momento.
Repercussão nas redes sociais
Alguns internautas, mais uma vez, se manifestaram em oposição à atitude da emissora, alegando crimes como censura e homofobia.
"É muito bizarro pensar que cenas de violência e com situações muito piores como programas policiais passam de dia agora uma demonstração de afeto é simplesmente censurada em pleno 2023", publicou um usuário no Twitter.
O que diz a TV Globo
De acordo com o portal Notícias da TV, a emissora justificou os cortes como uma adaptação para a transmissão no canal, alegando que a versão na íntegra segue disponível no streaming Globoplay.
A edição "atende às estratégias de programação ou artísticas. A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay", afirmou a Globo em nota.
Confira a cena cortada para a TV na íntegra: