Saiba como é a desafiadora trilha do vulcão Rinjani, onde jovem brasileira sofreu queda, que é tida como uma das mais difíceis do mundo.
O caso da brasileira Juliana Martins, que sofreu uma queda no dia 21 de junho durante uma trilha no Monte Rinjani, segue com grande repercussão na imprensa e nas redes sociais. Segundo informações, Juliana fazia a travessia em grupo acompanhada por um guia turístico. Mas quando parou para descansar foi deixada para trás e acabou caindo em um trecho íngreme da trilha, considerada uma das mais desafiadoras do país.
Apesar da preocupação com o resgate da jovem, desde o acidente, o número de pesquisas no Google sobre o passeio para conhecer o vulcão, que é considerado de alta dificuldade, aumentou.
Onde fica o vulcão Rinjani e por que é tão procurado?
Monte Rinjani em Lombok, na Indonésia. (Imagem: Thorsten Peters/Wikimedia Commons)
Situado em Lombok, na Indonésia, o Monte Rinjani é o segundo vulcão mais alto do país, com 3.726 metros de altitude e faz parte do Parque Nacional Rinjani. O cume do vulcão é famoso pelo ‘lago da cratera’, também chamado de ‘Segara Anak’, e é descrito por visitantes como um cenário de paisagem espetacular, atraindo muitos visitantes para o local. Além disso, o parque também conta com fontes termais naturais e uma vasta diversidade da vida selvagem local.
‘Lago da cratera’, também conhecido como ‘Segara Anak’. (Crédito: Edwind CK/Wikimedia Commons)
Como é a trilha que leva ao topo do Monte Rinjani
Partindo principalmente de ‘Sembalun’, vilarejo situado há poucos quilômetros do Monte Rinjani, os grupos geralmente fazem expedições que podem durar de 2 a 4 dias. O trajeto é árduo e envolve tanto uma caminhada, quanto subida em pedras, incluindo terrenos perigosos , rochas soltas, encostas escorregadias e alta exposição ao vento, o que exige cuidado redobrado.
A trilha começa com pastagens e mata tropical, avança por encostas íngremes e rochosas e sobe até a borda da cratera, em 2.639 m, onde geralmente é o ponto escolhido para armar acampamento. Na madrugada seguinte, se inicia a subida ao ponto mais alto do vulcão, situado a 3.726 metros do nível do mar.
No local, um dos pontos que deixa a trilha ainda mais complexa é a variação climática, uma vez que durante o dia o clima é quente, podendo passar dos 30 °C, enquanto durante a noite a temperatura pode cair drasticamente devido a altitude. Há ocorrências de tempestades súbitas durante a estação chuvosa, entre os meses de novembro e março, o que deixa tudo ainda mais delicado.
Veja imagens da trilha na galeria abaixo:
(Imagem: Wikimedia Commons)
(Imagem: Wikimedia Commons)
(Imagem: Wikimedia Commons)
(Imagem: Wikimedia Commons)
(Imagem: Wikimedia Commons)
(Imagem: Wikimedia Commons)
Por que a trilha do Rinjani é considerada das mais difíceis da Indonésia?
- Exige preparo físico intenso e possui um trajeto de alta dificuldade devido a altitude e o relevo.
- Há um histórico de ocorrências graves, como o caso da brasileira que caiu da trilha e aguarda resgate.
- Em caso de situações emergenciais, o acesso é complicado devido a geografia e o vento do local, limitando até mesmo o uso de helicóptero para resgate.
- O clima é instável e o terreno é traiçoeiro, o que aumenta os riscos.
Dicas para quem sonha em subir um vulcão com segurança
Antes de encarar uma trilha desafiadora como a do Monte Rinjani, é essencial garantir um bom preparo físico, começando por percursos mais leves e investindo em condicionamento de resistência. Contar com um bom equipamento também se faz essencial, como botas de qualidade, capas de chuva e bastões de apoio.
A contratação de guias locais experientes é imprescindível para reduzir as chances de ocorrências graves, uma vez que eles conhecem o terreno, podem ajudar a evitar imprevistos e lidar com situações adversas. Antes de subir, também é válido consultar a previsão do tempo por meio de aplicativos confiáveis para garantir que o clima não será um fator negativo.
O que fazer em caso de acidente?
Antes de partir, compartilhe todo o seu plano de trilha, incluindo pontos de partida, acampamento e horário esperado de retorno com sua família, amigos e pessoas de confiança. Em caso de quedas e acidentes é imprescindível manter a calma, informar o guia e o grupo de caminhada e caso necessário, deve-se acionar sinal de socorro via rádio. Já para as emergências graves, é essencial buscar apoio das autoridades, grupos de resgate e até mesmo do consulado brasileiro.
Como você pode perceber, a trilha no vulcão Rinjani é uma aventura de alta dificuldade, mas que é fascinante e promete proporcionar uma experiência única com vistas deslumbrantes e imersão na natureza. Para quem sonha em chegar ao cume do vulcão, o conselho é claro: faça com cuidado, segurança, responsabilidade e respeito pelos limites de seu corpo e pela natureza local.
Agora que você entende os desafios da trilha do Monte Rinjani, veja por que o resgate da brasileira na Indonésia é tão complexo.