Entenda o motivo pelo qual as unhas podem apresentar ondulações e o que isso pode indicar sobre a saúde do corpo.
Thyago Soares | 29 de Julho de 2025 às 11:00
Foi fazer as unhas dos pés e se deu conta de mudanças na textura, cor ou formato delas? Essas modificações na aparência podem gerar preocupação, especialmente quando surgem pequenas ondulações ou irregularidades que não estavam ali antes. Embora muitas vezes inofensivas, essas alterações podem indicar que algo no seu corpo não está bem e é necessário ter atenção.
Caracterizadas por apresentarem sulcos, elevações ou reentrâncias em sua superfície, as unhas onduladas podem aparecer verticalmente ou horizontalmente, e sua aparência pode variar de pessoa para pessoa. Elas costumam surgir gradualmente e, em muitos casos, passam despercebidas.
Assim como a pele e o cabelo, as unhas também mudam com o tempo. É comum que, com o envelhecimento, elas se tornem mais frágeis e apresentem sulcos verticais. Nesses casos, não há motivo para alarme, já que se trata de uma característica natural do processo de maturação do corpo.
Sapatos que pressionam demais os dedos ou traumas constantes (como bater o dedão com frequência) podem causar pequenas lesões na matriz da unha, área responsável pelo seu crescimento. Como consequência, a unha cresce com ondulações, que podem persistir por meses.
A falta de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas pode interferir na saúde das unhas. Isso porque esses elementos são essenciais para o crescimento e a estrutura da lâmina ungueal. Quando há carência, o organismo pode manifestar sinais como unhas onduladas, quebradiças ou com manchas.
Doenças de pele como psoríase, eczema ou micose podem afetar diretamente a aparência das unhas. Nessas situações, além das ondulações, é comum que elas também fiquem amareladas, espessas ou descoladas. Um exame dermatológico é fundamental para o diagnóstico.
Nem toda ondulação na unha dos pés é motivo de preocupação, mas alguns sinais exigem atenção médica! É recomendável procurar um dermatologista ou podólogo se houver mudança repentina na textura ou no formato da unha, presença de dor, vermelhidão ou inchaço, alterações na cor, tais quais como escurecimento ou amarelamento, descolamento da unha, secreção de pus ou se a irregularidade persistir por mais de três meses.
Esses sintomas podem indicar infecções, traumas ou problemas de saúde que precisam de avaliação profissional, portanto, procure um dermatologista.
Para tratar essa mudança na textura da superfície das unhas, vai depender da causa. Se for o caso de alguma deficiência nutricional, por exemplo, pode ser necessário ajustar a alimentação ou iniciar um tratamento específico, sempre com orientação médica.
As unhas onduladas podem ser algo quase imperceptível, mas que podem indicar um alerta sobre a saúde geral do corpo. É necessário observar essas pequenas mudanças a fim de cuidar da saúde como um todo.
Fibromialgia: o que é a doença que passou a ser reconhecida como deficiência e o que muda para quem tem o diagnóstico
O que é a síndrome que afeta Fernanda Keulla? Veja os sinais e como foi o diagnóstico
Cansaço excessivo pode ser mais do que estresse; veja quando se preocupar
Solução caseira pode acelerar a cura do resfriado, diz estudo