Estudo com mais de 400 crianças revela que uma solução caseira de sal pode encurtar a duração do resfriado e reduzir o contágio na família. Veja como aplicar com segurança.
Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo constatou uma solução caseira bastante eficaz no alívio de sintomas de resfriado em crianças. O professor Steve Cunningham apresentou o estudo no Congresso Anual da Sociedade Respiratória em setembro de 2024 e o artigo foi publicado no Science Daily.
Segundo o pesquisador, o uso de uma simples solução hipertônica pode reduzir drasticamente a duração dos resfriados em crianças pequenas, além de diminuir a necessidade de outros medicamentos e evitar o contágio de outros membros da família.
Entenda a pesquisa
O ensaio científico foi realizado com 407 crianças de 0 a 6 anos, na qual 301 ficaram resfriadas ao longo do período da pesquisa. Os menores infectados foram divididos em dois grupos, um com 151 crianças em que os pais foram instruídos a manter os seus cuidados habituais para combater os sintomas de resfriados.
Já o segundo grupo, que era composto por 150 crianças, os pais foram ensinados a preparar e ministrar uma solução salina composta por 2,6% de cloreto de sódio quatro vezes ao dia até que as crianças estivessem bem.
“Descobrimos que crianças que usavam gotas nasais de água salgada apresentavam os sintomas de resfriado por uma média de seis dias, enquanto aquelas com cuidados usuais tiveram sintomas por oito dias”, explicou o cientista chefe da pesquisa.
Os pesquisadores observaram também que no grupo das crianças que utilizaram a solução houve uma redução na transmissão do vírus para outros membros da família, com apenas 46% dos casos reportados, em comparação a 61% no grupo de controle.
A explicação para a melhora mais rápida das crianças que usaram a solução, segundo o pesquisador, é que o sódio presente na fórmula é utilizado pelas células que revestem o nariz e a traquéia para produzir ácido hipocloroso – substância que contribui na supressão da replicação do vírus que causa o resfriado.
Uma nova descoberta para um truque antigo
A solução salina usada como medicamento é uma velha conhecida no combate aos resfriados. A cartilha de recomendações da SPSP já indica a solução de Parsons como um recurso eficaz para aliviar os sintomas de resfriados. Vale mencionar que a estratégia também funciona para adultos.
Segundo Manoel de Nóbrega, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o que a pesquisa traz de novidade é a quantidade ideal para o tratamento: três gotas em cada narina.
"A nova pesquisa, ao quantificar a quantidade ideal de solução salina, torna o tratamento ainda mais preciso e prático. Três gotas em cada narina são suficientes para obter os benefícios da solução salina", afirma Nóbrega.
Como preparar a solução salina de forma correta?
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
- um litro de água fervida ou filtrada
Para preparar a solução basta diluir o sal e o bicarbonato na água.
Existem contraindicações para a solução salina?
Os especialistas consultados ressaltam também que a solução hipersalina pode causar ardência nas narinas das crianças, e a quantidade e a frequência da aplicação devem ser adequadas a cada caso. Sendo assim, é importante ressaltar que, apesar da eficácia da solução salina, é fundamental seguir as orientações médicas.
O site Cleveland Clinic ressalta que a solução salina não é indicada nos seguintes casos:
-
Infecção no ouvido;
-
Pressão em uma ou ambas as orelhas;
-
Uma narina completamente bloqueada;
-
Cirurgia recente nos ouvidos ou seios da face.
Além disso, procure um médico se a solução não aliviar os sintomas ou se desenvolver sintomas adicionais, como febre ou dor de cabeça.
Este conteúdo foi produzido e revisado com base em informações científicas confiáveis. No entanto, ele não substitui a consulta médica especializada. Para mais informações e tratamento adequado, consulte um profissional de saúde.
Você já conhecia esse método? Compartilhe com amigos e familiares e veja também nossas dicas para fortalecer a imunidade das crianças.