O que é ruído marrom? Tendência conquista jovens em busca de foco e tranquilidade

Entenda o que é o ruído marrom, tendência de wellness que conquistou as redes sociais e promete contribuir para um maior foco.

Thyago Soares | 11 de Agosto de 2025 às 15:00

O ruído marrom supostamente é a resposta para a concentração e o sono que você está buscando. - Reprodução / Freepik

A ansiedade, a insônia e os problemas para ter um sono de qualidade vem se tornando cada vez mais comuns, contudo, muita gente vem utilizando o uso de sons e frequências sonoras para melhorar o descanso e a qualidade de vida. É aí que entra o ‘ruído marrom’!

Também conhecido como ‘brown noise’, esse tipo de som pode supostamente proporcionar uma série de benefícios para o cérebro e acabou ganhando notoriedade na internet por supostamente auxiliar no sono, no relaxamento e na indução de um estado mental mais focado e calmo.

O que é ruído marrom?

O ruído marrom, também chamado de ‘ruído Browniano’, se trata de um som contínuo caracterizado por ter mais energia nas frequências baixas, o que o torna mais grave e suave do que o ruído branco ou o ruído rosa

RELACIONADAS

Comece a semana da melhor forma: morrendo de rir!

Harmonização dos glúteos: descubra o caminho para ter o bumbum dos sonhos

Charadas de amor: desafios românticos com respostas engraçadas

Alguns exemplos comuns de ruído marrom incluem o som de trovões distantes, ventos fortes ou o rugido contínuo de uma correnteza. Esses sons transmitem estabilidade e podem criar um ambiente ideal para foco ou relaxamento.

Benefícios do ruído marrom

Nas redes sociais, usuários afirmam que esse tipo de som pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde e o sono, incluindo:

pesquisas que afirmam que o uso do ‘brown noise’ pode ser benéfico para a cognição de pessoas diagnosticadas TDAH. Artigos afirmam que frequências sonoras emitidas em determinadas frequências podem auxiliar um cérebro com TDAH a ter mais foco e concentração, melhorando a performance cognitiva.

Como usar o ruído marrom no dia a dia

Assim como ‘sons de outras cores’, é possível incorporar o ruído marrom facilmente na sua rotina através do uso de aplicativos, plataformas de música e vídeos no YouTube. Sempre tenha em mente que o consumo deve ser feito de forma moderada e que o volume do som também não deve ser exacerbado.

Quer experimentar? Coloque seus fones, escolha uma playlist de ruído marrom e descubra como esse som profundo pode transformar seu momento de estudo, trabalho ou descanso.

Compartilhe:
saúde sono concentração ruído ruído marrom

AS MAIS LIDAS

Sono fragmentado: entenda por que acordar à noite pode afetar sua saúde

Qual era o câncer de Preta Gil? Entenda a doença que tirou vida da cantora aos 50 anos

3 tendências do TikTok que podem prejudicar sua saúde; veja o que os médicos dizem

Fungo achado em tumba de faraó pode ser arma promissora contra o câncer