Saiba tudo sobre a hepatite A, doença com a qual noivo de Juliette foi diagnosticado, entenda os sintomas, causas e saiba como evitar o contágio.
Thyago Soares | 26 de Junho de 2025 às 16:00
O noivo da cantora Juliette Freire, a grande vencedora do BBB 21, foi diagnosticado recentemente com hepatite A, segundo informações divulgadas pela equipe da artista. O caso surpreendeu a internet e reacendeu o alerta para a prevenção, bem como para a importância do diagnóstico precoce da doença.
A hepatite A é uma inflamação no fígado provocada pelo vírus HAV, ou Hepatitis A Virus. Segundo publicação do site do Hospital Albert Einstein, essa enfermidade é uma infecção altamente contagiosa e se dá por via oral, principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por material fecal humano que contenha o vírus.
A transmissão também pode ocorrer por contato sexual, especialmente durante relações anais, que apresentam maior risco. Essa forma de contágio é apontada como uma possível causa para os recentes surtos da doença nos Estados Unidos e no Brasil.
Apesar de na maioria dos casos a doença apresenta evolução benigna e recuperação completa, a hepatite A pode gerar sintomas desconfortáveis, como por exemplo:
O período de incubação da enfermidade é de até 4 semanas e não é incomum que pessoas infectadas sejam assintomáticas, isto é, não apresentem sinais de estarem doentes. Usualmente, os casos assintomáticos costumam ocorrer mais frequentemente em crianças, segundo a publicação do Einstein.
O diagnóstico da enfermidade é feito a partir de um exame de sangue, que visa analisar a presença de anticorpos específicos contra o vírus HAV. Diante de sintomas compatíveis, é fundamental buscar atendimento médico para a realização dos exames necessários.
Segundo publicação do site dos hospitais da Rede D’Or, não há um tratamento específico para a hepatite A. A ação tomada geralmente visa controlar os sintomas causados pela doença, contando com acompanhamento constante de médicos.
A prevenção da hepatite A envolve principalmente cuidados com a higiene e hábitos saudáveis no dia a dia. Lavar bem as mãos com água e sabão, especialmente após usar o banheiro, antes das refeições e ao manusear alimentos, é essencial. Também é essencial higienizar frutas, legumes e verduras com água potável, de preferência utilizando solução com hipoclorito, e evitar o consumo de alimentos crus de origem duvidosa!
O consumo de água tratada, filtrada ou mineral é outra medida eficaz, principalmente em locais com infraestrutura sanitária precária. Quanto à transmissão sexual da doença, ela pode ser evitada a partir do uso de preservativos. Outra opção importante para se prevenir é se vacinar contra a hepatite A.
Remédio que Ana Castela usou contra acne tem alertas importantes
Antidepressivo engorda? Especialista esclarece dúvida comum sobre efeito colateral do medicamento
Queda de cabelo após bariátrica como de Thaís Carla é normal? Veja o que diz especialista
Estresse pode causar labirintite? Especialistas explicam condição que levou Lula ao hospital