Entenda qual é a dieta ideal para combater o lipedema de acordo com opinião de profissional.
O lipedema é uma das condições que mais vem sido discutida na internet após a atriz Bárbara Reis e a ex-BBB e modelo Yasmin Brunet falarem que sofrem com a condição. Tal qual no caso das musas, uma das formas mais eficazes de combater o lipedema é apostando em uma dieta específica.
Essa condição é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura, geralmente nas pernas, quadris e, em alguns casos, nos braços. Essa gordura não responde facilmente a dietas ou exercícios e pode causar dor, sensibilidade e inchaço.
A causa exata do lipedema ainda não é totalmente compreendida, mas os médicos acreditam que fatores hormonais e genéticos tenham um papel importante. A condição afeta quase exclusivamente mulheres e, muitas vezes, é confundida com obesidade ou linfedema.
O tratamento pode incluir mudanças na alimentação, exercícios de baixo impacto, drenagem linfática e, em alguns casos, procedimentos médicos como a lipoaspiração específica para lipedema.
Qual a dieta para combater o lipedema?
Em entrevista à CNN, a doutora Nattány Ríbeiro, especialista em nutrologia e com formação em nutrigenômica, destacou a importância da alimentação como um fator essencial para combater a condição. Segundo a médica, uma dieta anti-inflamatória pode ser fundamental nesse processo.
De acordo com Nattány, uma alimentação equilibrada deve ser baseada em ingredientes naturais, com alto teor de antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios e para isso, esse regime pode cair como uma luva, uma vez que a dieta anti-inflamatória é um plano alimentar que busca reduzir processos inflamatórios no corpo, ajudando na prevenção e no controle de doenças.
Essa dieta prioriza alimentos naturais, ricos em antioxidantes e compostos bioativos, enquanto evita ingredientes que favorecem inflamações, como açúcares e ultraprocessados.Alguns alimentos incluídos são as proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas antioxidantes, vegetais e folhas verdes, temperos naturais e até mesmo chás e infusões.
Em contrapartida, essa dieta exclui a ingestão de alimentos como Açúcar refinado e adoçantes artificiais, farinha branca, alimentos ultraprocessados, embutidos e frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.