Pesquisadores alertam que a dieta low carb, muito popular, pode ser arriscada para a saúde.
Você provavelmente já ouviu falar da dieta low carb, não é mesmo? Queridinha entre as pessoas que buscam manter o peso sob controle ou até mesmo emagrecer, esse regime pode não são tão benéfico quanto parece. Segundo estudo, a dieta low carb pode contribuir de forma direta para o aumento das chances de desenvolver câncer colorretal.
Segundo ensaio científico publicado na revista Nature Microbiology, a dieta low carb pode sim ser eficaz na hora de perder peso, mas isso é uma faca de dois gumes. Para concluir que o regime influencia no desenvolvimento do câncer colorretal, os pesquisadores responsáveis analisaram como três tipos de dietas influenciam o risco de desenvolvimento do câncer colorretal: uma dieta tradicional, uma dieta com restrição de carboidratos e uma dieta no modelo ocidental, caracterizada pelo alto consumo de gorduras e açúcares.
De acordo com os estudos, uma cepa específica da bactéria E. coli, que é facilmente encontrada no trato intestinal, quando combinada com uma dieta de baixo carboidrato e com restrição de fibras solúveis, favorece o desenvolvimento de pólipos no cólon, que podem ser etapas iniciais do câncer.
“O câncer colorretal sempre foi considerado como sendo causado por uma série de fatores diferentes, incluindo dieta, microbioma intestinal, ambiente e genética”, disse em comunicado à imprensa o autor do estudo, Alberto Martin, professor e titular da Cátedra Sanofi Pasteur em Imunologia Humana na Faculdade de Medicina de Temerty.
Ainda de acordo com o pesquisador, a questão que motivou os cientistas a seguirem nessa pesquisa foi a dúvida do quanto a dieta pode influenciar na capacidade de determinadas bactérias a causar o câncer colorretal.
Os estudos ainda revelaram que a falta de fibras na alimentação eleva a inflamação intestinal e altera a composição dos micróbios que habitam esse sistema. Esse desequilíbrio gerava um ambiente favorável para o crescimento da E. coli produtora de colibactina no intestino.