Usuários relatam mudanças na genitália após uso de Ozempic. Entenda o que dizem os médicos e os reais efeitos do remédio para emagrecer.
Um fenômeno inesperado tem chamado a atenção da internet e da comunidade médica: homens em diversos países estão relatando mudanças de tamanho na região genital após usarem o medicamento Ozempic.
Segundo relatos que viralizaram no Reddit, o medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2 que se popularizou como aliado no emagrecimento, agora estaria associado a um efeito colateral inesperado.
Relatos de aumento no pênis após o uso do medicamento
Usuários norte-americanos afirmam ter notado um aumento no tamanho do pênis após iniciarem o tratamento com Ozempic. No Reddit, diversos homens têm compartilhado a percepção de mudanças físicas notáveis que, segundo eles, surgiram após o uso da medicação, discutindo o tema abertamente com tom de celebração.
"Recentemente, me medi lá embaixo e notei que ganhei cerca de 2,5 cm", afirmou um usuário. "Na época em que me medi antes (quatro anos atrás), eu estava mais magro. Mesmo assim, agora parece maior", completou.
"Agora acho que as pessoas vão dizer que foi por causa da perda de gordura. No entanto, na época em que me medi antes (4 anos atrás), eu estava mais magro", complementou o homem. "Também fiz pressão óssea durante a medição antes e também desta vez. Alguém mais notou essa mudança em si mesmo?", indagou.
A discussão iniciada no fórum virtual engajou dezenas de outros usuários e o fenômeno já ganhou até nome nas redes sociais: "pênis de Ozempic".
Essa não é a primeira vez que internautas relacionam mudanças corporais ao uso do Ozempic. Um dos possíveis "efeitos colaterais" mais comentados na internet é a chamada "cabeça de Ozempic", expressão usada para descrever uma suposta desproporção no rosto que, após a perda de gordura, pareceria maior ou mais alongado em relação ao restante do corpo.
O que dizem os especialistas?
Apesar da popularização do tema nas redes, médicos afirmam que não há evidência científica de que o medicamento provoque aumento real do órgão genital. Segundo especialistas, a explicação para a percepção do aumento peniano pode estar na perda de gordura localizada na região – o que pode dar a impressão de que o pênis está maior.
Além disso, fatores como temperatura ambiente, circulação sanguínea e estado emocional podem influenciar temporariamente na aparência do órgão. Ou seja, o efeito relatado é, na maioria dos casos, uma ilusão causada pela mudança no corpo como um todo.
Automedicação e riscos: atenção redobrada
Embora relatos como esses possam gerar curiosidade ou até empolgação, é essencial lembrar que o uso de medicamentos como o Ozempic deve ser sempre feito com acompanhamento médico. O remédio não é indicado para fins estéticos e pode causar efeitos colaterais sérios, como náuseas, problemas gastrointestinais, e até pancreatite.
Organizações de saúde, como a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), alertam para os perigos da automedicação, especialmente quando motivada por resultados compartilhados em redes sociais sem base científica.