Saiba quando está liberado voltar a ter relações sexuais após a realização de um transplante capilar, de acordo com especialista.
Thyago Soares | 7 de Agosto de 2025 às 16:00
É bastante comum que após a realização de um transplante capilar, muita gente acabe se perguntando uma série de questões acerca do uso de boné, da prática de atividades físicas e até mesmo sobre quando é seguro voltar a ter relações sexuais.
Pode ser que falar sobre sexo ainda seja um tabu para muita gente, mas esse é um tema importante, inclusive no contexto de uma recuperação cirúrgica. Embora o transplante capilar seja um procedimento minimamente invasivo, ele exige alguns cuidados essenciais nos primeiros dias, inclusive no que diz respeito à atividade sexual.
O sexo é uma atividade que envolve movimentação, aumento da frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, suor, fricção e até contato físico com a cabeça. Todos esses fatores podem interferir negativamente no processo de cicatrização do couro cabeludo, que pode chegar a ser um procedimento doloroso.
“Para a realização do transplante capilar, nós infiltramos anestesia local e soro fisiológico, uma solução para a implantação dos enxertos. Este líquido infiltrado vai gerar um volume que pode drenar para a circulação periocular, promovendo inchaço, sensação de desconforto e, em alguns casos, dor”, explicou o dermatologista Gustavo Martins ao Metrópoles.
De forma geral, os especialistas recomendam um período de 4 a 5 dias após o transplante capilar, segundo o Dr. Martins. Esse intervalo permite que os folículos transplantados se fixem adequadamente e que a pele comece a cicatrizar, reduzindo significativamente os riscos.
O médico ainda detalha que o período de inchaço após o procedimento costuma durar 4 dias, mas que após esse período, é possível voltar a praticar as relações sexuais tranquilamente.
Durante o período de recuperação, é importante adotar atitudes que favoreçam o sucesso do transplante e evitem contratempos:
Está em dúvida sobre o que é permitido após o transplante? Converse com seu médico e não tenha vergonha de perguntar tudo, inclusive sobre sexo. Cuidar da sua saúde é o melhor caminho para conquistar os resultados que você deseja e ter uma vida plena e saudável.
Endometriose: novos tratamentos serão oferecidos pelo SUS
Estudo aponta que Parkinson pode começar nos rins e não no cérebro
Eliana passa por cirurgia de emergência e expõe problema pouco conhecido da menopausa
Como saber se estou com rinite ou sinusite?