Ator de Grey's Anatomy surpreendeu fãs ao revelar ter sido diagnosticado com ELA, doença incurável.
Se você é fã do seriado Grey’s Anatomy, você provavelmente lembra do ator Eric Dane. O artista ficou famoso por interpretar o cirurgião plástico McSteamy na produção e chocou os fãs do seriado ao revelar diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica.
Dane começlou a sua carreira de ator no começo dos anos 1990, fazendo aparições em produções televisivas como “Galera do Barulho” e “Um Amor de Família”. Com o passar do tempo, conquistou espaço com personagens fixos, como em “Gideon’s Crossing”, onde viveu um médico, e também em “Charmed”.
O grande ponto de virada em sua trajetória profissional, no entanto, aconteceu em 2006, quando assumiu um dos papéis centrais em “Grey’s Anatomy”, mais recentemente, Dane ganhou atenção do público ao interpretar o pai do personagem Nate Jacobs (vivido por Jacob Elordi) na série “Euphoria”. Dane disse à revista People que se sentia muito agradecido pelo suporte que recebeu dos parentes e demonstrou empolgação com a ideia de voltar em breve às gravações de Euphoria.
O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica?
A ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica, que também é chamada também de mal de Lou Gehrig, é uma condição neurológica grave que compromete gradualmente os movimentos musculares voluntários, afetando a fala e, com o tempo, a respiração independente.
Apesar de não haver cura, alguns tratamentos e acompanhamentos médicos podem ajudar a aliviar sintomas e melhorar o conforto do paciente. Em muitos casos, a expectativa de vida após o diagnóstico gira em torno de três a cinco anos, mas há exceções, como no caso do físico Stephen Hawking, que viveu décadas com ELA.
Embora seja considerada como rara, a condição ganhou notoriedade nos últimos anos devido a campanhas de conscientização, como o "Desafio do Balde de Gelo", e por afetar pessoas conhecidas, ajudando a ampliar o debate sobre a importância do diagnóstico precoce e do investimento em pesquisas.