Entenda quando é normal sentir cãibra noturna e o que isso pode dizer sobre a sua saúde.
Se você já acordou no meio da madrugada com uma contração dolorosa na panturrilha ou no pé, sabe como as cãibras noturnas podem ser incômodas. Esse espasmo muscular costuma surgir de repente e desaparece após um breve momento, ele é considerado comum, mas também pode servir de alerta sobre a condição do corpo.
Sobre as cãibras noturnas
As cãibras noturnas geralmente estão associadas a fatores simples, como desidratação, má circulação, esforço físico intenso no dia anterior ou até a permanência por muito tempo na mesma posição durante o sono.
"A causa pode estar associada à fadiga muscular, que é considerada o principal agente desencadeante, desidratação ou desequilíbrio eletrolítico e disfunção neurológica", comentou Gilberto Antônio da Costa Júnior, fisioterapeuta do Hospital Português, de Salvador, em entrevista ao Uol.
De acordo com publicação do site Cleveland Clinic, esse sintoma pode indicar algo mais grave, como alterações no equilíbrio de minerais como potássio, cálcio e magnésio, uma vez que esses nutrientes são fundamentais para a contração e o relaxamento muscular.
Casos recorrentes e duradouros são preocupantes
Apesar de não serem, na maioria das vezes, um indício grave, as crises recorrentes merecem e mais longas de cãibras noturnas merecem atenção, uma vez que podem ser indicativo atenção.
Ainda segundo a Cleveland Clinic, crises duradouras e cotidianas podem ser indicativo de condições mais graves, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neuromuscular progressiva, insuficiência cardíaca congestiva, que compromete a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e até mesmo de diabetes, que interfere no aproveitamento da energia dos alimentos. Outras possíveis causas podem ser:
- Pé chato
- Osteoartrite
- Cirrose hepática
- Doença de Parkinson
- Doença arterial periférica
Portanto, ter uma câimbra ocasional durante a noite pode ser considerado normal, mas quando o incômodo passa a se repetir, vale a pena redobrar os cuidados com o corpo e buscar orientação profissional.