Além da musicoterapia, as canções podem te ajudar de maneira mais objetiva
Cadu Guarieiro | 7 de Junho de 2023 às 13:41
Que a música é uma fonte de prazer todo mundo sabe, no entanto, ela pode ser bem mais do que isso. A musicoterapia é técnica voltada para a utilização da música de maneira benéfica à saúde, seja para a reabilitação ou prevenção.
Leia também: Papa Francisco é hospitalizado para realizar cirurgia de emergência.
E por incrível que pareça, a música pode literalmente salvar sua vida. Canções que tenham aproximadamente 100 batidas por minuto (BPM), possurem o ritmo ideal para realização da Ressucitação cardiopulmonar (RCP). Ou seja, o compasso da massagem cardíaca é segmentado pelas batidas da música.
Músicas da Taylor Swift, ou infantis como Baby Shark, são algumas das diversas canções possíveis para o tratamento. Além de serem usadas durante o ato, o som também serve para redução do estresse e ansiedade durante as emergências. Sendo o recurso bastante ensinada em treinamentos de primeiros socorros.
Além da distração e o conforto, a música tem a capacidade de ativar estímulos cognitivos em casos de traumas ou lesões cerebrais, incentivando as funções do cérebro e promovendo a recuperação.
Abaixo, listamos algumas das músicas capazes de salvar vidas, confira:
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Infartos são mais comuns às segundas-feiras; saiba por quê
Preta Gil abre o jogo e fala sobre sua morte
Atenção: Risco de morte após infarto é duas vezes maior em mulheres
Insuficiência cardíaca: o que é e como se prevenir
Conheça 18 superalimentos que melhoram a saúde do coração
7 fatos sobre o infarto feminino que as mulheres devem conhecer