A razão pela qual as frutas e as hortaliças são tão importantes para uma alimentação saudável em geral é que elas são grandes provedoras de antioxidantes.
Julia Monsores | 30 de Abril de 2020 às 10:00
A razão pela qual as frutas e as hortaliças são tão importantes para uma alimentação saudável em geral é que elas são grandes provedoras de antioxidantes. Essas moléculas são como um sistema de defesa de mísseis do corpo, evitando o dano de bombas moleculares chamadas radicais livres.
Funciona assim: para respirar, se mover ou comer, as células do corpo convertem alimento e oxigênio em energia. Essa reação química libera subprodutos nocivos, os radicais livres. Basicamente, eles são formas de oxigênio sem um elétron, altamente reativas.
Desesperados por aquele elétron que está faltando, os radicais livres o roubam das células normais, e nesse processo danificam a célula saudável e seu DNA. Esse dano eventualmente contribui para uma série de problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos, perda de memória e câncer.
Os antioxidantes, entretanto, interferem nesse processo dando aos radicais livres um dos seus próprios elétrons para estabilizá-los. Ou eles se combinam com os radicais livres para formar compostos diferentes e mais estáveis.
Existem, ainda, enzimas antioxidantes que ajudam os radicais livres a reagirem com outras substâncias para produzir ainda outras, não tóxicas. Os antioxidantes, por exemplo, ajudam a evitar que o colesterol ruim, LDL, se torne mais grudento e forme as placas que obstruem as artérias.
São essas as razões pelas quais os órgãos de saúde insistem tanto para que as pessoas consumam mais produtos frescos: eles fornecem defesas permanentes contra o dano provocado pelos radicais livres nas artérias.
A seguir você conhecerá alguns dos principais antioxidantes, suas funções e fontes alimentares. Dessa forma, poderá montar uma dieta equilibrada, contendo essas poderosas moléculas. E se quiser, dê uma olhada neste menu completo repleto com antioxidantes para 7 dias!
A seguir você conhecerá alguns dos principais antioxidantes, suas funções e fontes alimentares. Dessa forma, poderá montar uma dieta equilibrada, contendo essas poderosas moléculas. E se quiser, dê uma olhada neste menu completo repleto com antioxidantes para 7 dias!
Função: Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares (pelo fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos e prevenindo a aterosclerose) e certos tipos de câncer. Também pode proteger contra catarata e gota; promove a cicatrização e a absorção de ferro; auxilia a imunidade.
Fonte alimentar: Frutas e sucos cítricos; melões e frutas silvestres; pimenta, brócolis, batatas; diversas outras frutas, legumes e verduras.
Confira: Vitamina C: conheça benefícios e saiba a dosagem ideal.
Função: Pode proteger contra o câncer, incluindo o de próstata, estômago e pulmão.
Fonte alimentar: Tomate, pomelo, melancia, goiaba vermelha.
Função: Pode prevenir infartos do miocárdio e AVC, além de reduzir o risco de morte por câncer de bexiga.
Fonte alimentar: Ovos, óleos vegetais, castanhas e sementes; cereais fortificados.
→ Confira outros benefícios da Vitamina E aqui!
Função: Ajuda a prevenir a cegueira noturna e a degeneração macular relacionada à idade. Pode proteger contra certos tipos de câncer, especialmente o de pulmão; mantém pele, cabelo, gengivas, glândulas e ossos saudáveis.
Fonte alimentar: Frutas, legumes e verduras laranja, amarelos e verde-escuros, incluindo cenoura, batata-doce, abóbora, brócolis, couve, espinafre; damasco, pêssego e melão-cantalupo.
→ Confira todos os benefícios do betacaroteno aqui!
Função: Protegem contra a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.
Fonte alimentar: Couve, espinafre, nabo, ervilha, brócolis.
Função: Podem proteger contra o câncer e doenças cardíacas; podem retardar os sinais do envelhecimento.
Fonte alimentar: Mirtilo, cereja, cranberry, amora, groselha, ameixa, uvas roxas.
Função: Pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas.
Fonte alimentar: Vísceras; salmão, atum; grãos integrais.
Função: Pode reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.
Fonte alimentar: Sucos e frutas cítricas.
Função: Podem reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer de mama e osteoporose.
Fonte alimentar: Soja, leguminosas, amendoim.
Função: Pode ajudar a reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. Pode ajudar a reduzir a hipertensão e altos níveis de colesterol.
Fonte alimentar: Cebola; maçã; frutas cítricas; chá; vinho tinto.
Função: Pode reduzir o risco de câncer colorretal, de pulmão e de próstata. Pode ajudar a prevenir doenças coronarianas.
Fonte alimentar: Castanha-do-pará e outras castanhas; peixes, frutos do mar; grãos integrais; cebola, alho; cogumelos; arroz integral; vísceras.
O cacau contém antioxidantes, mas eles podem ser destruídos durante o processamento. A escolha do chocolate amargo ou meio amargo é a melhor – procure chocolate com pelo menos 60% de cacau.
→ Confira todos os benefícios do chocolate aqui!
Um kiwi grande fornece cerca de 80 mg de vitamina C e contém vitamina E, ambas fortes antioxidantes. Insira-os em suas saladas de fruta e aproveite os seus benefícios!
Coma a laranja com o bagaço, a camada esponjosa branca entre a casca e a polpa. Embora amargo, o bagaço armazena uma boa quantidade de fibras da fruta e substâncias químicas vegetais antioxidantes.
Ao consumir granolas, opte pelas versões com frutas secas e nozes, pois são mais ricas em antioxidantes.
Para tirar ainda mais proveito das maçãs, consuma com cascas, pois elas são especialmente ricas em antioxidantes e outras substâncias que combatem doenças.
→ Confira todos os benefícios da maçã aqui!
A maionese feita com óleos de semente de girassol, semente de algodão ou de cártamo tem mais teor de antioxidante. Priorize o consumo dessas.
O cozimento do milho verde libera nutrientes benéficos que podem reduzir substancialmente o risco de doenças cardiovasculares e câncer, de acordo com estudos. Pesquisadores descobriram que quanto mais o milho era cozido, maior o nível de antioxidantes presentes.
A folha do nabo, descartada por muitos cozinheiros, é ainda mais nutritiva que a própria raiz em termos de antioxidantes. Procure inseri-la em sua alimentação.
Um pimentão verde médio fornece mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada de vitamina C para um adulto, ao passo que o pimentão vermelho fornece 50% a mais desse antioxidante.
A razão pela qual as frutas e as hortaliças são tão importantes para uma alimentação saudável em geral é que elas são grandes provedoras de antioxidantes.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
As informações para compor esta matéria foram retiradas de material publicado pela Revista Seleções e foram devidamente apuradas e confirmadas por especialistas.
5 perfumes baratos que parecem o Good Girl, da Carolina Herrera
Como evitar e acabar de uma vez por todas com a fadiga
5 cores de esmalte que vão deixar toda mãe feliz
Top 10 melhores marcas de esmalte em gel que toda manicure deve ter