Se toca! Além de super prazeroso, se masturbar auxilia na saúde e na vida sexual. Confira os benefícios da masturbação
Nos Estados Unidos, Maio é considerado o mês na masturbação! E não é por menos, o ato de se masturbar, ainda que seja considerado tabu por muita gente, é repleto de benefícios.
Leia também: Entenda por que a academia pode dar um up na sua libido.
Normalmente tendo início na adolescência, a prática acontece, na maioria das vezes, com uso das próprias mãos. No entanto, também pode ocorrer com auxílio de um parceiro ou de objetos sexuais, que nos últimos tempos, têm ganhado mais espaço.
5 benefícios da masturbação para a saúde que você não sabia que existiam
Sexo é liberdade, e masturbação também! Confira esses benefícios para a saúde existentes na masturbação tanto para homens, quanto para mulheres.
1. Masturbação fortalece o sistema imunológico
Alguns dos hormônios que nosso corpo libera durante o ato da masturbação são anti-inflamatórios e imunomodularores! Que além de previnir contra algumas doenças, ajudam no processo de recuperação. Querendo reforçar a imunidade? Aprenda agora como turbinar seu sistema imunológico.
2. A masturbação alivia as dores menstruais
Um estudo de 2020 chamado Menstrubation, realizado pela marcas Womenaizer, de produtos sexuais e Lunette, de coletores menstruais, apontou que 70% das mulheres utilizam a masturbação de maneira regular para diminuir as dores causadas por cólicas menstruais. O fenômeno ocorre graças ao grande número de hormônios que são liberados quando o orgasmo é alcançado.
3. A masturbação previne a ejaculação precoce
Existe um credo popular que a masturbação pode ocasionar a ejaculação precoce, no entanto, isso é uma inverdade. A masturbação masculina quando feita de maneira lenta, e contemplada como um momento de autoprazer, auxilia na prevenção da ejaculação precoce. Porém, cuidado! De acordo com Marlon Mattedi, psicólogo especialista em sexualidade e apresentador do canal Sexo sem Dúvida, se feita diversas vezes de maneira descontrolada, a masturbação pode resultar no efeito contrário, condicionando o corpo a ejacular de forma mais rápida.
4. Masturbação é autoconhecimento
Para aprender a chegar ao orgasmo com mais prazer durante o ato sexual é necessário se masturbar. A masturbação é um processo de autoconhecimento. É através dela que conhecemos nossos pontos de maior satisfação e também aqueles desconfortáveis. Por questõs do machismo estrutural muitas mulheres são sexualmente reprimidas, resultando em uma deficiência de chegar ao orgasmo durante a fase adulta. Confira agora 5 mitos sobre o orgasmo feminino que ninguém nunca te contou!
5. Masturbação melhora a qualidade do sono
Por aliviar as tensões com a liberação de endorfina e citocina, a masturbação quando praticada à noite, de preferência antes de dormir, ajuda numa noite de sono melhor. Podendo até mesmo ser uma forte aliada naquelas noite que o sono não vem.
Gostou do conteúdo? Querendo saber mais sobre saúde, em especial a sexual? Saiba o que é sexo tântrico e como praticá-lo.