O câncer de garganta é comumente associado ao tabagismo, mas você sabia que práticas sexuais também podem causar a doença?
Recentemente, muitos questionamentos foram levantados na Internet sobre a possibilidade da prática de sexo oral levar ao câncer de garganta. O que poucas pessoas sabem é que todo esse fenômeno está interligado com o papilomavírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente.
Leia também: Entenda o que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e quais os tratamentos
Mas será que é possível que o sexo oral cause câncer de garganta?
O que causa o câncer de garganta?
Há diversos fatores que podem contribuir no desenvolvimento de tumores cancerígenos. Ao se tratar do câncer de orofaringe (câncer de garganta), alguns dos principais fatores de risco é o consumo abusivo de álcool e o tabagismo.
Embora esses fatores sejam os mais citados, estudos recentes associaram diretamente o vírus HPV ao desenvolvimento do câncer de orofaringe. Segundo pesquisas do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o tipo 16 do HPV é o maior responsável pelo tumor da doença.
Confira também: Nova vacina contra HPV é lançada no Brasil
As recentes polêmicas tem associado o sexo oral com o desenvolvimento do câncer de garganta. Ao entender que uma das principais causas dos tumores é o HPV, as afirmativas estão corretas.
O HPV é transmitido sexualmente, incluindo o sexo oral, que, portanto, pode levar ao câncer de garaganta se envolver pessoas infectadas pelo vírus.
Principais sintomas do câncer de garganta pelo vírus HPV
Antes de saber os sintomas, é preciso entender que um dos maiores riscos para contrair o vírus HPV é ter múltiplos parceiros sexuais.
Dito isto, confira os sintomas que podem aparecer caso você tenha contraído o HPV oral e esteja com suspeita de câncer:
- Inchaço no pescoço
- Dor ao engolir alimentos
- Dificuldade para comer
- Dor de ouvido
- Mudança na voz (rouquidão)
- Dor de garganta
- Linfonodos (gânglios) aumentados
- Perda de peso sem motivo aparente
Leia também: Sexo seguro: confira dicas de como se proteger sem perder o prazer
Como se prevenir do câncer de garganta
Para diminuir os riscos de desenvolver o câncer e garganta e contrair o vírus hpv, siga as recomendações da Cleveland Clinic, referência mundial nas pesquisas sobre câncer:
- Evite ter múltiplos parceiros sexuais e utilize camisinha, mesmo para o sexo oral.
- Consulte um dentista regularmente e examine possíveis anormalidades na língua e nas amídalas.
- Vacine-se contra a HPV.
- Pare de fumar e reduza o consumo de álcool.
- Faça checkups frequentes e realize o rastreamento do câncer.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também 5 causas surpreendentes de coceira na vagina que você precisa saber agora mesmo!