Conheça as melhores opções de bebidas para substituir o café pela manhã e que podem beneficiar a sua saúde.
Deseja ter mais energia mas quer evitar tomar café? Calma, existem muitas outras bebidas que podem te proporcionar energia, driblar o consumo de cafeína e ainda garantir múltiplos benefícios para a saúde, garantindo uma melhor disposição durante o cotidiano.
Segundo a nutricionista funcional Janaina Caiado, o consumo excessivo de cafeína e estimulantes pode ser algo prejudicial para a saúde, afetando o estômago, causando ansiedade e até mesmo prejudicando o sono.
“O consumo exagerado pode ter o efeito oposto ao esperado. Costumo recomendar o consumo de duas bebidas estimulantes ao dia, sendo uma pela manhã e outra cerca de duas horas após o almoço. Cabe ressaltar a importância de evitá-las após às 17h, pois podem afetar a qualidade do sono”, orientou a especialista em entrevista ao portal Metrópoles.
3 bebidas para substituir o café como bebida matinal
Essas bebidas podem ser ótimas substitutas do café e podem ser saborosas, além de ótimos estimulantes.
1. Matcha
O matcha pode ser considerado uma versão mais concentrada e poderosa do tradicional chá verde. Ambos são derivados da mesma planta, mas passam por processos distintos de cultivo e preparo. O matcha é cultivado sob sombra, o que faz com que as folhas desenvolvam maior quantidade de antioxidantes e aminoácidos benéficos.
Depois de colhidas, as folhas são trituradas até virarem um pó fino, que é misturado diretamente na água, ao contrário do chá verde comum, que precisa ser infusionado. A bebida possui aproximadamente 70 mg de cafeína por xícara, enquanto o chá verde possui 35 mg. Apesar disso, ainda tem menos cafeína do que o café tradicional.
2. Chá preto
O chá preto possui cafeína, porém cerca de metade da quantidade contida e uma xícara média de café. A presença de cafeína na bebida vem das taninas, compostos do grupo dos polifenóis, que também são abundantes em alimentos como vinho, chocolate, especiarias e, naturalmente, no próprio café.
O diferencial do chá preto está em certos alcalóides que ajudam o organismo a absorver a cafeína de forma mais gradual, o que evita aquele pico de energia seguido de uma queda brusca. Além disso, o chá contém um tipo específico de tanino chamado elagitanino, que contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.
3. Guaraná
Normalmente as pessoas associam o guaraná aos refrigerantes, não é mesmo? Mas essa fruta nativa da região amazônica oferece benefícios muito mais potentes quando consumida em sua forma natural. Apesar de ser rica em cafeína, ela é valorizada por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e pela presença de polifenóis.
O guaraná também possui substâncias como a teofilina, também contida no chá preto, e a teobromina, que juntas favorecem a concentração e a performance mental.