Pequi: como preparar a fruta típica do cerrado sem erros

Aprenda dicas de preparo, cuidados, e como incorporar o pequi na sua dieta.

Carol Peres | 21 de Setembro de 2025 às 08:00

O pequi precisa ser consumido com cuidado devido aos espinhos. - Freepik

O pequi é um dos frutos mais importantes do cerrado. Utilizado em variados pratos, a fruta carrega grande relevância cultural e econômica também, visto que é responsável por grande parte da renda de muitos comerciantes. 

O 'ouro do cerrado' possui o tamanho aproximado de uma maçã, com um caroço revestido por uma polpa. Sob a polpa há ainda uma camada de espinhos, por isso é necessário cuidado ao comer pequi.

Se você vive fora da região Centro-Oeste, em que a tradição da fruta não é tão forte, pode ter dúvidas quanto ao seu preparo. Mas não se preocupe, pois nós te contamos tudo o que você precisa saber para deliciar esse incrível e versátil alimento.

RELACIONADAS

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Por que comer o pequi?

O pequi é um alimento rico em vitamina A, E, C e em carotenóides. Portanto, o seu consumo apresenta uma série de benefícios à saúde, como auxiliar no combate ao envelhecimento e na prevenção de problemas de visão e do coração.

Além disso, o pequi pode ser inserido na dieta de diversas formas. Alguns dos pratos mais famosos que levam o 'ouro do cerrado' são o arroz com pequi, a galinhada com pequi, o frango com pequi, entre outros.

Independentemente da forma que você escolher consumir a fruta, você precisa preparar o pequi da maneira correta. 

Como preparar o pequi? 

Primeiramente, você deve remover a casca da fruta. De forma geral, o pequi é consumido cozido e a forma de cozinhar vai depender de como você pretende prepará-lo. Por exemplo, a Anna Paula do canal Dicas de Fazenda cozinha o pequi com água e sal, por cerca de 20 minutos, até que ele fique bem molinho

Na hora de comer, quem já está acostumado consegue roer o pequi sem se machucar com os espinhos. Porém, para evitar o risco de acidentes, prefira cortá-lo em lascas ou usar uma colher para raspar a polpa. Jamais morda a fruta, pois os espinhos podem grudar na sua boca e só serão removidos com ajuda de uma pinça.

E aí, qual a sua forma favorita de comer o pequi? Conta pra gente e já compartilha essa matéria com quem vai gostar de conhecer esse tão amado fruto. 

Compartilhe:
pequi como preparar pequi pequi como preparar

AS MAIS LIDAS

5 formas de salvar a comida salgada demais

5 receitas rápidas com 5 ingredientes para uma refeição em 20 Minutos

Você está preparando a couve errado? Descubra como extrair o máximo dela

3 receitas de lanches rápidos para a noite