Aprenda dicas rápidas para escolher a carne perfeita no açougue e garantir um preparo suculento e delicioso.
Se você já entrou em um açougue, encarou um balcão recheado de cortes de carne e ficou na dúvida do que escolher, fique conosco! Saber o que pedir na hora de escolher a carne bovina perfeita para preparar em casa é algo desafiador, afinal, cada corte de carne se dá melhor com um tipo distinto de preparo. Vamos te ensinar de forma rápida e prática como escolher a carne correta e evitar arrependimentos.
O que observar antes de pedir o corte de carne
Ao escolher uma peça de carne para comprar, é necessário se atentar a alguns critérios, como por exemplo a cor e aparência, uma vez que a carne bovina deve ter um vermelho vivo e uniforme. Caso a coloração não esteja intensa e apresente um tom acinzentado, sugere um armazenamento prolongado.
A textura também é algo relevante, a fim de verificar esse aspecto, pressione levemente com o dedo sob a superfície da carne, a mesma deve ser firme, mas não dura, e retornar ao formato sem deixar depressão visível. Quando se trata de cortes com gordura, prefira gorduras de coloração branca ou levemente amarelada, pois as gorduras muito escuras ou acinzentadas podem indicar oxidação e uma peça menos fresca.
Cortes indicados segundo o tipo de preparo
Cada tipo de preparo exige características distintas na carne, por isso, é necessário escolher com sabedoria para que a sua refeição seja a melhor possível. Abaixo, vamos listar os cortes mais indicados segundo o método de cocção:
- Para grelhar ou fritar rápido: são cortes mais macios, com pouca fibrosidade. Exemplos clássicos são o filé mignon, alcatra e contrafilé.
- Para assar: cortes um pouco mais robustos, com gordura entremeada que ajuda a manter suculência durante o tempo no forno ou churrasqueira. Boas opções: costela, maminha e cupim.
- Para panela, cozidos ou ensopados: são cortes com mais colágeno ou tecido conjuntivo, que amaciam com o calor lento. Exemplos: acém, músculo, peito.
Saber essa divisão ajuda você a pedir “o corte certo para o que vai preparar”, e o açougueiro muitas vezes recomenda o que cabe melhor no seu planejamento.
Escolher a carne perfeita no açougue não precisa ser um bicho de sete cabeças, basta prestar atenção à cor, textura, tipo de gordura, procedência e adequação ao preparo. Com essas dicas, você não vai mais errar na hora de escolher a carne.