Além do banho ser estressante para os gatos, as lavagens excessivas prejudicam a pele dos cães.
A frequência ideal de banhos nos pets é algo que deixa muitos tutores na dúvida, visto que os cuidados com a higiene são indispensáveis para assegurar a saúde dos animais de estimação, mas exageros podem causar o surgimento de problemas.
Portanto, é importante ressaltar que não existe uma regra quanto à quantidade de banhos. Isso vai depender da raça e condições de saúde do animal, e só pode ser definido com precisão por um veterinário.
Pets podem tomar banho toda semana?
Não, os pets não devem tomar banhos semanais a não ser em casos bem específicos. O banho é muito estressante para os gatos, e isso pode afetar seu organismo negativamente.
“O maior motivo de não poder dar banho em gato é o fato de ser extremamente estressante para eles, podendo até levar o animal a óbito, a depender da personalidade do animal”, a veterinária Laura Garutti explicou ao site Metrópoles.
O hábito de lamber os próprios pelos tem função limpante, o que costuma ser o suficiente a não ser que o gato tenha problemas dermatológicos ou pelos muito longos.
Dar banho toda semana é prejudicial para os cães pois as lavagens em excesso removem a camada de gordura que protege a pele dos animais. Existem exceções, como se o cachorro tiver problemas de saúde e precisar de produtos especiais, o que volta a ressaltar a importância da orientação de um veterinário. Pode acontecer também do animal fazer bagunça, então os hábitos do cão interferem nessa frequência.
"Dificilmente algum profissional recomendaria lavar os pelos dos cães semanalmente, claro que toda regra tem suas exceções, como quando o cachorro se suja na terra, na lama e, quando está nesse nível, claro que podemos quebrar a regra quinzenal", afirmou o veterinário Léo Duarte na coluna Canal do Pet.
De forma geral, os cães de pelo curto em condições normais de saúde podem tomar banho com um intervalo de 10 a 15 dias. Já em cães de pelo longo, o intervalo é um pouco menor, de 7 a 10 dias.