É importante ter paciência e escolher um momento que o cão esteja relaxado.
Escovar os dentes dos seus cães deve ser um hábito indispensável da sua rotina com seus pets, tanto quanto a alimentação correta, vacinação e uso de remédios para prevenir pulgas e carrapatos. Isso porque a higienização previne o tártaro, uma formação bacteriana que pode evoluir para problemas de saúde que são irreversíveis.
O ideal é que a escovação seja feita diariamente, mas a limpeza ao menos três vezes por semana já ajuda na prevenção de problemas bucais. Contudo, muitos tutores acabam negligenciando os cuidados bucais por ser uma tarefa que exige bastante paciência.
Felizmente, algumas dicas facilitam este processo e deixam o animal mais receptivo ao momento da limpeza bucal.
Como escovar os dentes do cachorro sem dificuldades
Vale lembrar que apenas o médico veterinário é capaz de fornecer orientações específicas para a realidade de cada cão, portanto não deixe de marcar consultas regulares.
1. Acostume o animal
Introduzir o hábito de escovar os dentes enquanto o cachorro ainda é um filhote ajuda a acostumá-lo com a limpeza, já que eles são mais receptivos às novidades. No caso de cães adultos, recomenda-se criar uma rotina para que o animal não estranhe ou fique agistado. Nesse sentido, busque escovar os dentes diariamente no mesmo horário.
2. Escolha um momento em que ele está relaxado
O melhor horário para limpar os dentes do seu cão é quando ele está calmo, como após um passeio, brincadeiras ou no final do dia, quando já tiveram todas as refeições e ele já está começando a ficar cansado.
Evite fazer a higienização quando o cachorro estiver de barriga cheia, isso pode irritá-lo ou fazê-lo passar mal.
3. Utilize os produtos certos
É importante destacar que você não deve usar produtos desenvolvidos para pessoas, que podem provocar intoxicação nos cães. Escolha escovas de cerdas macias e pastas de dentes específicas para cachorros. Existem pastas saborizadas que são atrativas para os animais, e também podem facilitar o processo de limpeza. Alguns especialistas indicam também o uso de gazes no lugar das escovas.
4. Limpe com delicadeza
Comece massageando as gengivas do cão com o seu dedo, depois apresente a pasta com uma gaze. Só então você pode passar a usar a escova, se desejar. Lembre-se de fazer a limpeza de forma delicada, sem muita força para não machucar a gengiva do cachorro. Com bastante paciência, faça movimentos circulares.
5. Ofereça um petisco no fim do processo
Para associar a escovação a algo positivo, recompensa o animal com carinhos, elogios e um petisco no fim do processo de limpeza. Oferecer petiscos ao seu cão pode ser um hábito diário, desde que se tenha atenção a alguns aspectos.