O banho seco é uma alternativa perfeita e prática para uma limpeza superficial em dias corridos.
Embora os cuidados com a higiene sejam indispensáveis para a manutenção da saúde dos pets, às vezes a correria do dia a dia impedem que essas práticas recebam a devida atenção. Por exemplo, a limpeza dos dentes do seu cão ou gato deve ser feita diariamente para prevenir o tártaro.
A frequência de banho já é inferior a escovação dos dentes, e o ideal é que seja indicada por um veterinário pois cada animal e raça tem suas especificidades. Assim, tutores de gatos devem evitar banhá-los a não ser que seja recomendação médica. No caso dos cachorros, a frequência varia de acordo com o comprimento do pelo, rotina e condições de saúde.
Vale ressaltar que o intervalo pode ser de 7 a 15 dias, considerando as características do seu cachorro. Eles não devem tomar banho diariamente pois isso representa um risco para a saúde do animal, já que os deixam vulneráveis a doenças.
Ainda assim, sempre existe a possibilidade de não conseguir higienizar o seu animal com a frequência indicada, e é nesse cenário que o banho seco surge como uma alternativa. Contudo, o método também deixa algumas dúvidas.
O banho seco é efetivo?
O banho seco é uma técnica feita sem usar água, e uma opção eficiente e prática para higienizar o seu pet de forma rápida. Ele garante uma limpeza superficial e é seguro quando feito corretamente. É importante ter atenção ao escolher o produto específico para esse fim e ao seguir as orientações.
Portanto, é ideal para situações pontuais, como quando o cheiro do animal está forte ou o pelo está começando a embolar. Entretanto, ele não substitui a lavagem tradicional quando o pelo estiver bem sujo, por exemplo.
Quando o banho seco é indicado?
O banho seco é uma ótima opção para os dias em que o bichinho precisa de uma limpeza, mas o clima está frio ou não é possível levá-lo ao pet shop. A técnica também é ótima para deixar o seu filhote bem cheiroso até que seu esquema vacinal esteja completo e ele possa tomar um bom banho.
Para animais idosos, o banho seco é uma excelente alternativa para mantê-los limpos sem estresse. Além disso, você pode levar o produto em viagens para que o pet continue cheiroso durante as férias.
Cuidados com o pet ao dar banhos secos
É fundamental proteger os olhos e a boca do cão ou gato na hora de aplicar o produto escolhido para higienizar o animal. Aplique o produto até sentir que os pelos estão úmidos, e massageie de forma delicada. Agora é um bom momento para escovar locais que estão embolados. Por fim, certifique-se de utilizar um pano seco e limpo para retirar o produto.