O banho durante o inverno é seguro desde que feito tomando os devidos cuidados.
Cães e gatos sentem tanto frio quanto os humanos. Logo, os tutores devem assegurar que seus pets estejam confortáveis e aquecidos no inverno. Além de evitar o desconforto, protegê-los das temperaturas baixas vai evitar gripes, resfriados e outros problemas que acontecem com frequência na estação mais fria do ano.
A frequência ideal de banho é sempre motivo de confusão para 'pais de pet', e o inverno tem o poder te potencializar essa dúvida. Algumas pessoas podem até deixar de dar banho em seus animais de estimação, mas especialistas explicam que isso não é necessário. Basta tomar alguns cuidados que você garante a manutenção da saúde e higiene de seus companheiros.
Qual a frequência ideal de banho no inverno?
Assim como em outras épocas do ano, não existe uma regra única quanto a quantidade de banhos. Isso costuma ser determinado por fatores como comprimento do pelo, condições de saúde e hábitos dos animais.
No caso dos gatos, o banho é muito estressante e apenas indicado para felinos com problemas dermatológicos ou que possuem pelos muito longos. Tal recomendação continua valendo durante o inverno.
Agora, o intervalo de lavagens para cães costuma variar de 7 a 15 dia em temperaturas mais elevadas. No entanto, a veterinária Carla Maion sugeriu, em entrevista à CNN Brasil, dar banho uma vez por mês ou de acordo com as necessidades do animal. Já Natália Lopes aconselha fazer a higienização apenas nos dias ensolarados.
"Opte por banhar o animal apenas nos dias ensolarados, em que a temperatura está mais quente. Durante o inverno, a lavagem deve sempre ser feita com água morna e seguida de secagem", falou ao Casa e Jardim.
Como dar banho no pet no inverno?
O ideal é levar o seu cão ou gato para ser tratado por um profissional em um pet shop, pois esses ambientes especializados possuem ferramentas que tornam a secagem mais rápida e eficiente sem machucar a pele do animal.
A secagem completa dos pelos é de extrema importância para previnir problemas dermatológicos decorrentes da umidade. Entretanto, se não for possível levá-lo a um pet shop, tenha atenção aos seguintes detalhes:
- Use água morna para fria, nunca quente, pois ela resseca e irrita a pele;
- Dê o banho em um local fechado e protegido do vento;
- Escolha os horários mais quentes do dia, segundo o site Petz, o ideal é entre 12h e 15h;
- Seque bem o animal, apenas use o secador se ele tiver a opção de temperatura morna;
- Não aproxime muito o jato de ar da pele;
- Você também pode deixar o animal no sol um pouco, para facilitar a secagem;
- Se for colocar uma roupinha, espere o pelo estar completamente seco.
Outra opção é realizar o banho seco, que trata-se de uma limpeza mais superficial, mas que ajuda a desembaraçar o pelo ou melhorar o mau cheiro. Gostou das dicas? Já salva para rever depois e compartilha com aquela pessoa que fica com pena de dar banho no pet no frio!