Relembre algumas das novelas de maior sucesso da TV e que já foram reprisadas múltiplas vezes, causando furor na audiência.
Thyago Soares | 16 de Julho de 2025 às 10:00
As novelas são uma parte fundamental da cultura latina e é claro que no Brasil não seria diferente. Quem nunca se viu em frente à TV com a família esperando a sua novela favorita começar, não é mesmo? Muitos dos folhetins brasileiros conquistaram a audiência e sempre que voltam a ser reprisados, despertam furor e nostalgia nos espectadores. Vamos relembrar com você algumas dessas superproduções que já foram reprisadas muitas vezes nas telinhas.
Para a elaboração dessa lista, vamos focar nas novelas produzidas no Brasil, contudo, vale ressaltar que há folhetins mexicanos que foram de imenso sucesso em todo o território nacional e tiveram múltiplas exibições, como ‘Maria do Bairro’, ‘A Usurpadora’ e ‘Carrossel’, que foram ao ar pelo SBT.
As irmãs Ruth e Raquel são opostas em personalidade, embora idênticas em aparência. Uma delas é gentil e generosa, enquanto a outra é fria e egoísta, características que acabam impactando de formas distintas a vida dos moradores da fictícia Pontal d’Areia. Ao todo, a história das irmãs já foi reapresentada várias vezes, sendo a primeira reprise entre 1996 e 1997.
Considerada um clássico da teledramaturgia brasileira, a segunda versão de ‘A Viagem’ conquistou o público da TV Globo. Na história, Alexandre , um rapaz impulsivo, comete um assassinato logo nos primeiros capítulos e após morrer na cadeia, ele retorna como espírito e passa a assombrar aqueles que considera responsáveis por sua tragédia, inclusive os que o amavam sinceramente. A novela foi reprisada pela primeira vez em 1997, mas também voltou ao ar em 2006 e mais recentemente em maio de 2025.
Essa novela retrata o conflito entre os clãs Berdinazzi e Mezenga, situação essa que foi um dos principais ingredientes que garantiram o enorme sucesso de ‘O Rei do Gado’ no horário nobre da TV. A novela teve sua primeira reprise em 1999, retornou em 2015 e em 2022.
Inspirada na clássica peça “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e adaptada a partir da novela “O Machão”, escrita por Ivani Ribeiro, O Cravo e a Rosa fez tanto sucesso em sua exibição original que precisou ser estendida para atender à demanda dos telespectadores. A trama foi reprisada pela primeira vez em 2003, apenas três anos após sua estreia. Depois disso, voltou ao ar em 2014, e novamente em 2022.
Inspirada na opereta ‘A Viúva Alegre’, de Franz Lehár, e na peça ‘A Visita da Velha Senhora’, de Friedrich Dürrenmatt, a novela foi reprisada pela primeira vez em 2006, no tradicional Vale a Pena Ver de Novo. Em 2012, voltou a ser exibida na mesma faixa. Já em 2022, retornou ao ar pela terceira vez, substituindo ‘O Cravo e a Rosa’.
Saudades de 'Reacher'? Veja 4 séries parecidas para você ver o quanto antes
Se você gosta de novela com reviravolta, conheça ‘Mãe’ e ‘Iludida’, novas apostas da Record
Pesquisa revela os famosos mais queridos e os mais rejeitados pelo público
4 livros de amor para ficar de olho na Bienal do Livro 2025