O princípio do teste com rãs é muito parecido com o utilizado nos testes de gravidez disponíveis atualmente!
Você já se perguntou como funcionavam os métodos para descobrir uma gravidez antes dos testes e exames modernos? Essa prática que envolvia rãs parece inusitada hoje, mas trazia resultados confiáveis e se baseava em princípios semelhantes aos testes atuais. A seguir você descobre como uma espécie de rã podia dizer se uma mulher estava grávida ou não!
Entenda a origem do teste de gravidez com rãs
De acordo com a BBC News Brasil, o zoólogo Lancelot Hogben costumava injetar diferentes substâncias em animais para ver como eles reagiam. Em um de seus experimentos, na década de 1930, injetou urina na rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis), e descobriu que os hormônios da gravidez estimulavam esse anfíbio a colocar ovos.
Wikimedia Commons
Como funcionava o teste de gravidez com rãs
O Tilt Uol explica que uma semana após a fecundação, o corpo da gestante começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana, ou hCG, que é necessário para a criação de outros hormônios essenciais da gestação. O hCG pode ser na urina de mulheres grávidas.
Assim, a urina das mulheres era injetada nas costas da rã-de-unhas-africana, e se ela tivesse colocado ovos de 8 a 12 horas depois então o resultado era positivo. Caso contrário, a gravidez era descartada. No entanto, a publicação da BBC ressalta que esse teste não estava disponível para todo mundo.
As rãs apenas eram utilizadas em casos médicos urgentes, como diferenciar o desenvolvimento de um feto do crescimento de um tumor. E deixaram de ser usadas com esse fim nos anos 70, quando os primeiros testes caseiros começaram a ser desenvolvidos.
Os testes conhecidos hoje são parecidos com os da rã-de-unhas-africana, visto que dão sinal positivo quando há hCG suficiente para reagir com os hormônios presentes na tira. Esse método 'peculiar' foi fundamental para dar visibilidade à gravidez.
E você, já tinha ouvido falar nesse teste? Não deixe de compartilhar essa matéria com um amigo que também adora ler sobre curiosidades e fique ligado para as próximas matérias!