Sim, um abacaxi, a fruta mesmo, foi vendida por R$ 2 mil na Califórnia. Vem entender essa história!
Esther Ramos | 11 de Junho de 2024 às 11:42
Existe um mercado de elite para frutas! Sim, alguns produtores e fazendas especializadas entram no hall da fama dos fornecedores dos alimentos de maior qualidade para os grandes restaurantes da gastronomia de luxo. E, até mesmo os abacaxis entraram nessa onda, e um deles foi vendido pela bagatela de 400 dólares, exatos R$ 2135,92 na cotação atual.
Vamos entender então o que tem de tão especial nesse abacaxi e em que contexto ele foi vendido por esse valor altíssimo.
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O abacaxi Rubyglow, conhecido por sua casca vermelha distinta e sabor doce, é vendido por US$ 395,99 na Melissa’s Produce, uma loja de frutas e vegetais especiais com sede na Califórnia. A Del Monte, um atacadista que oferece uma variedade de produtos, mas se especializa em abacaxi, levou quinze anos para desenvolver essa fruta de cor vermelha.
Uma colheita limitada foi disponibilizada pela primeira vez na China no início deste ano. Recentemente, a Del Monte decidiu testar o produto nos Estados Unidos, e a Melissa’s Produce começou a vendê-lo por um preço elevado.
A raridade e o meticuloso processo de cultivo contribuem para o elevado custo do Rubyglow. A fruta é descrita como uma "joia rara" no site da Melissa’s Produce, e com razão. Desde a cuidadosa seleção das sementes até o rigoroso controle de qualidade, cada etapa do processo reforça o valor deste produto no exclusivo mercado de frutas de luxo.
Quando o Honeycrisp foi lançado há mais de 30 anos, as opções de maçã nos supermercados eram limitadas a Red Delicious, Golden Delicious e, em algumas regiões, McIntosh. "Se você não fosse a um pomar local, não teria tantas opções," relembra Jim Luby, professor de ciências hortícolas da Universidade de Minnesota.
O Honeycrisp, com seu sabor doce e textura crocante, preencheu essa lacuna, tornando-se popular entre os produtores de Minnesota. Mesmo com a produção limitada e preços elevados, a demanda permaneceu alta.
Desenvolver novas variedades de frutas é um processo caro e demorado, exigindo cruzamentos, ciclos de crescimento e muita paciência para encontrar algo saboroso e comercialmente viável.
Fontes: CNN e O Antagonista.
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