Segundo o movimento, as representações das novelas têm impacto negativo na consciência pública.
A crescente popularização da dramaturgia turca não é um fenômeno visto apenas no Brasil, mas em vários países do mundo. Atualmente, a Turquia é um dos grandes exportadores de novelas, que cativam o público mundial com tramas emocionantes e romances leves.
Apesar do país produzir obras de gêneros diferentes, como a intrigante novela 'Prisão de Mentiras' ou a eletrizante produção 'Marasli: O Protetor', as histórias de romance são o verdadeiro destaque.
Por exemplo, 'Será Isso Amor' é um dos maiores sucessos do país, ganhou o prêmio de melhor novela na premiação Produ Awards. Além disso, seu episódio final tornou-se o mais comentado do X, antigo Twitter, em setembro de 2021. A história de Eda e Serkan foi a primeira dizi a chegar no catálogo da Max, ficando no top10 do streaming.
Contudo, as histórias de amor que fazem tanto sucesso entre o público estão desagradando uma organização russa, que solicitou sua proibição às autoridades do país.
Entenda o motivo do pedido de proibição
Para a associação Veteranos pela Rússia, as novelas turcas criam uma imagem idealizada dos homens, que ocasiona em mulheres perdendo o interesse nos homens russos, e indo para a Turquia. Dessa forma, as obras contribuiriam para a crise demográfica do país. As informações são do site AdoroCinema.
"As séries de televisão turcas, graças às suas imagens vívidas e seu impacto emocional, criam uma imagem idealizada do 'homem ideal' na consciência pública, que contrasta marcadamente com as atitudes sociais reais e os valores familiares tradicionais russos", argumentaram em um comunicado oficial.
Assim, a organização enviou uma petição ao Ministério da Cultura, especificamente ao Roskomnadzor, um órgão encarregado da supervisão e censura dos conteúdos dos meios de comunicação russos, para que as novelas turcas sejam proibidas. Além disso, também mandaram a petição ao Parlamento, que se mostrou de acordo com a proposta devido à representação do Império Otomano, que eles consideram falsa.
Vale lembrar que a Rússia apresentou a menor taxa de natalidade em 25 anos, em setembro de 2024, enquanto a taxa de mortalidade cresce. Tal crise demográfica tem origens diversas, mas é profundamente afetada pela Guerra na Ucrânia.